A PRÁTICA DO CYBERBULLYING NOS ENSINOS MÉDIO E UNIVERSITÁRIO: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9346

Palavras-chave:

cyberbullying, ensino médio, ensino superior

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal revisar as produções científicas, publicadas entre o período de 2014 a 2019, concernentes à prática do cyberbullying. Para tanto, realizou-se um levantamento das produções científicas em diferentes repositórios de artigos científicos. A análise das publicações contemplou os seguintes critérios para categorização: o volume de publicações por ano e periódico, os construtos associados ao cyberbullying e os pesquisadores que examinaram essas relações. Os resultados revelaram que ainda é incipiente o número de estudos concernentes a esse fenômeno, sobretudo no cenário nacional. Considera-se a premência de novos estudos que investiguem o cyberbullying entre os estudantes, tendo em vista as consequências impactantes que o bullying virtual traz à saúde emocional e ao bem-estar das vítimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Carvalho Beluce, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pela UEL. Especialista em Metodologia da Ação Docente (UEL) e Mídias Integradas à Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Pedagogia pela UEL. Atualmente atua na Gestão Pedagógica do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura Municipal de Londrina (AVA/PML) e é Diretora Geral da Escola de Governo da PML, instituição responsável pela gestão da formação continuada dos servidores municipais. Responsável pela estruturação técnica e pedagógica do AVA/PML e pela formação em docência on-line dos servidores municipais. Atuou como formadora do curso Tecnologia Assistiva ofertado pela UNESP, em parceria com o MEC, na modalidade educacional a distância e integrou a Equipe Pedagogica da Secretaria de Educação de Londrina como docente responsável pela formação de professores para o uso das tecnologias digitais na mediação pedagógica. Temas pertinentes à atuação profissional e à pesquisa acadêmica: tecnologias digitais da informação e comunicação e aprendizagem, estratégias de ensino e de aprendizagem, motivação para aprender, tecnologia assistiva, educação on-line e processos psicoeducacionais; cyberbullying.

Katya Luciane Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga com mestrado em Psicologia na área de concentração avaliação psicológica no contexto escolar e educacional, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise/PPSIC, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia (na função de coordenadora) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia escolar e Construção e validação de testes, escalas e outras medidas psicológicas em diferentes contextos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação psicoeducacional, psicometria, validação de instrumentos de medida, dificuldades do processo de ensino e aprendizagem e metodologia de pesquisa. Membro da diretoria atual e passada (2019-2021; 2017-2019) do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica na função de tesoureira. Conselheira da 18a. Plenária do Conselho Federal de Psicologia (Gestão eleita XVIII Plenária), com a função de Conselheira coordenadora da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica -CCAP. Vice-coordenadora do GT/ANPEPP Pesquisa em Avaliação Psicológica. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq.

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho

Doutorado em Psicologia, Psicologia da Educação (Universidade do Porto, Portugal, 1988). Professor catedrático do Instituto de Educação (Universidade do Minho, Braga-Portugal). Tópicos de pesquisa e publicações: cognição e aprendizagem; conquista acadêmica; transição e adaptação no ensino superior. Vários estudos em avaliação psicoeducativa; construção e validação de testes.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

BELUCE, Andrea Carvalho; OLIVEIRA, Katya Luciane; ALMEIDA, Leandro Silva. A PRÁTICA DO CYBERBULLYING NOS ENSINOS MÉDIO E UNIVERSITÁRIO: REVISÃO DE LITERATURA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9346, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9346. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9346. Acesso em: 22 dez. 2024.