A ESCOLA DOMÉSTICA E O “APERFEIÇOAMENTO DA MÃE DE FAMÍLIA”: PRÁTICAS DISCURSIVAS DE CONTROLE DA FEMINILIDADE (NATAL, 1911-1914)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9330

Palavras-chave:

História da Educação. Escola Doméstica. História da Feminilidade. Práticas Discursivas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o projeto de escolarização feminina desenvolvido e implementado pela Escola Doméstica, instituição de ensino doméstico localizada na cidade do Natal. Dessa maneira, foram analisadas duas fontes, O Programa Geral de Ensino (1911) e o Discurso Inaugural (1914), para compreender o funcionamento dessa escola como um dispositivo de controle e disciplinarização da feminilidade por meio de uma análise do discurso de inspiração Foucaultiana. Nesse sentido, foi possível perceber como esse projeto idealizava construir uma feminilidade condizente com os valores burgueses da modernidade, pautados em um ideal de “aperfeiçoamento da dona de casa”, tornando-a racionalizada e visando produzir novas sensibilidades.

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Biografia do Autor

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em História (UEPB). Mestre em História (UFPB). Doutor em Educação (UFPB). Pós-doutor em História (UFCG). Atualmente é professor do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (PPGH/UFCG).

Vitória Diniz de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/ UFRN).

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Publicado

2022-03-25

Como Citar

SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos; SOUZA, Vitória Diniz de. A ESCOLA DOMÉSTICA E O “APERFEIÇOAMENTO DA MÃE DE FAMÍLIA”: PRÁTICAS DISCURSIVAS DE CONTROLE DA FEMINILIDADE (NATAL, 1911-1914). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9330, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9330. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9330. Acesso em: 22 dez. 2024.