O CONSTRUCTO TEÓRICO DE REUVEN FEUERSTEIN: ASPECTOS SOBRE A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL E A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9324

Palavras-chave:

Modificabilidade Cognitiva Estrutural, Experiência de Aprendizagem Mediada, Reuven Feuerstein.

Resumo

Esta investigação apresenta alguns aspectos teórico-conceituais das ideias de Reuven Feuerstein, explorando as concepções, definições e características da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM). Assumimos uma abordagem metodológica qualitativa na perspectiva da pesquisa bibliográfica. A base teórica de Feuerstein consiste na MCE, que se baseia na crença da plasticidade e modificabilidade da cognição, assumindo que a inteligência humana é modificável. Esse conceito depende da EAM, a qual pressupõe a mediação da aprendizagem como sendo um tipo de interação intencional e planejada do professor que age entre as fontes externas de estímulo e o aluno. Assim, a aprendizagem humana é possibilitada por meio da ação de um mediador, que busca provocar modificações cognitivas nos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willa Nayana Corrêa Almeida, Universidade Federal do Pará

Licenciada Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Faculdade de Educação Regional Serrana. Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de estudo, pesquisa e extensão Formação de Professores de Ciências. Docente da Secretaria de Educação do Estado do Pará. Colaboradora da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal.

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Licenciado Pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Pós-Doutor  em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru). Docente Associado I da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências. Coordenador do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” da Universidade Federal do Pará (Campus Castanhal).

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; MALHEIRO, João Manoel da Silva. O CONSTRUCTO TEÓRICO DE REUVEN FEUERSTEIN: ASPECTOS SOBRE A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL E A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9324, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9324. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9324. Acesso em: 22 dez. 2024.