REFLEXÕES E ABORDAGENS DO ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO CULTURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9317

Palavras-chave:

Leitura. Cultura. Ensino de Leitura. Ensino Fundamental I.

Resumo

Este estudo propõe uma análise bibliográfica sobre algumas propostas existentes de ensino da leitura com abordagens para o fortalecimento cultural, bem como realiza uma investigação de projetos de leitura que podem auxiliar a prática didático-pedagógica. O trabalho enfoca os anos iniciais do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal analisar se a leitura pode atuar como fortalecedora da cultura nestas séries. Para isso, o trabalho foi baseado, principalmente, em Cruvinel (2010), Solé (1998), Bakhtin (2006), Candau (2002), Butlen (2015), Gomes (2010) e Rauen (2010). A análise mostrou que a leitura pode sim promover o fortalecimento cultural, principalmente por meio de projetos específicos e aplicação de estratégias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Keffler Soares, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES - Campus Itapina

Pós-Graduanda em Práticas Pedagógicas pelo IFES. Graduação em Licenciatura em Pedagogia do IFES - Campus Itapina. Participou do programa de Iniciação científica e desenvolveu o trabalho intitulado "Letras e Poderes: A alfabetização no Espírito Santo. Participou do programa Residência Pedagógica, pela Capes com o projeto Ifes - Pedagogia. Artigo publicado: Para além da democracia racial: as possíveis contribuições do pensamento de Gilberto Freyre para a aplicação da lei 10.639/03.

Mayelli Caldas de Castro, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES - Campus Itapina

Professora efetiva do IFES - Campus Itapina. Trabalha na área de Letras e Linguística, com ênfase em linguística aplicada e ensino de língua portuguesa, Fundamentos e Métodos da LP e línguas estrangeiras modernas. Professora atuante do mestrado profissional ProfLetras do IFES - Campus Vitória e do curso em Licenciatura em Pedagogia do IFES, Campus Itapina. Doutorado em Linguística Aplicada pela UFMG. Mestrado em Estudos Linguísticos pela UFES. Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela UFES. Graduação em Letras - Português/ Inglês e respectivas Literaturas na FICAB. Atualmente, orienta trabalhos de pesquisa na área de Educação, na linha de pesquisa de Leitura e escrita no Ensino Fundamental, no curso de Licenciatura em Pedagogia do IFES Campus Itapina.

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

KEFFLER SOARES, Ana Paula; CALDAS DE CASTRO, Mayelli. REFLEXÕES E ABORDAGENS DO ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO CULTURAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9317, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9317. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9317. Acesso em: 22 dez. 2024.