REFLEXÕES E ABORDAGENS DO ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9317Palavras-chave:
Leitura. Cultura. Ensino de Leitura. Ensino Fundamental I.Resumo
Este estudo propõe uma análise bibliográfica sobre algumas propostas existentes de ensino da leitura com abordagens para o fortalecimento cultural, bem como realiza uma investigação de projetos de leitura que podem auxiliar a prática didático-pedagógica. O trabalho enfoca os anos iniciais do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal analisar se a leitura pode atuar como fortalecedora da cultura nestas séries. Para isso, o trabalho foi baseado, principalmente, em Cruvinel (2010), Solé (1998), Bakhtin (2006), Candau (2002), Butlen (2015), Gomes (2010) e Rauen (2010). A análise mostrou que a leitura pode sim promover o fortalecimento cultural, principalmente por meio de projetos específicos e aplicação de estratégias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.