REFLEXÕES SOBRE LEITURA E ENSINO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9284

Palavras-chave:

Leitura, Discurso, Escola.

Resumo

O presente artigo tematiza a questão da leitura, ancorado em conceitos básicos da Análise do Discurso, de vertente francesa (AD), que subsidiam a compreensão sobre o modo como um objeto simbólico produz sentidos. Trataremos, portanto, de um procedimento capaz de analisar a historicidade contida na linguagem não para decodificar, mas expor o olhar do leitor à opacidade da língua, do texto, do discurso, conforme nos ensina o fundador dessa teoria, Michel Pêcheux. Desse modo, apresentamos alguns exemplos de análises, que demonstram práticas de leitura, com base nessa abordagem teórica. Enfim, buscamos propor a Análise de Discurso como teoria relevante na orientação de professores/as que trabalham a leitura na escola básica.

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Biografia do Autor

Irene de Marco Ferreira

Especialista em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, Brasil

Rosely Diniz da Silva Machado, Instituo de Letras e Artes (ILA), Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Professora do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

FERREIRA, Irene de Marco; MACHADO, Rosely Diniz da Silva. REFLEXÕES SOBRE LEITURA E ENSINO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA BÁSICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9284, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9284. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9284. Acesso em: 25 nov. 2024.