REFLEXÕES SOBRE LEITURA E ENSINO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9284Palavras-chave:
Leitura, Discurso, Escola.Resumo
O presente artigo tematiza a questão da leitura, ancorado em conceitos básicos da Análise do Discurso, de vertente francesa (AD), que subsidiam a compreensão sobre o modo como um objeto simbólico produz sentidos. Trataremos, portanto, de um procedimento capaz de analisar a historicidade contida na linguagem não para decodificar, mas expor o olhar do leitor à opacidade da língua, do texto, do discurso, conforme nos ensina o fundador dessa teoria, Michel Pêcheux. Desse modo, apresentamos alguns exemplos de análises, que demonstram práticas de leitura, com base nessa abordagem teórica. Enfim, buscamos propor a Análise de Discurso como teoria relevante na orientação de professores/as que trabalham a leitura na escola básica.
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