FANTASIA MORAL E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9280Palavras-chave:
arte, educação de adultos, fantasia, narração de histórias.Resumo
Este artigo busca compreender o conceito de fantasia moral e suas implicações para a ação prática livre. Trata do impacto da educação dos primeiros anos da infância até a vida adulta e de como a pedagogia Waldorf pode criar as condições para um pensar intuitivo, que contribua para o individualismo ético e alguma liberdade. À fantasia da criança, segue-se a fantasia criativa do adolescente e a fantasia moral no adulto. O apreciar do belo torna-se o apreciar do que é bom e ético. Os sentidos podem ser educados para apreciar e praticar o belo por meio de atividades práticas e ao alcance de todos, como a experiência com contos e aquarela. Apresenta uma proposta vivenciada de educação de adultos a partir da atividade artística de aquarela com contos de fadas como uma possibilidade de autodesenvolvimento de adultos ao longo da vida.
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