FANTASIA MORAL E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9280

Palavras-chave:

arte, educação de adultos, fantasia, narração de histórias.

Resumo

Este artigo busca compreender o conceito de fantasia moral e suas implicações para a ação prática livre. Trata do impacto da educação dos primeiros anos da infância até a vida adulta e de como a pedagogia Waldorf pode criar as condições para um pensar intuitivo, que contribua para o individualismo ético e alguma liberdade. À fantasia da criança, segue-se a fantasia criativa do adolescente e a fantasia moral no adulto. O apreciar do belo torna-se o apreciar do que é bom e ético. Os sentidos podem ser educados para apreciar e praticar o belo por meio de atividades práticas e ao alcance de todos, como a experiência com contos e aquarela. Apresenta uma proposta vivenciada de educação de adultos a partir da atividade artística de aquarela com contos de fadas como uma possibilidade de autodesenvolvimento de adultos ao longo da vida.

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Biografia do Autor

KATIA MARIA SEQUEIRA DA SILVA, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989), Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela UFPR (2004), em Antroposofia como Base para práticas de saúde pela Universidade Positivo PR (2012), em Psicologia do Trabalho pela UFPR (2016). Atuou como educadora corporativa no Banco do Brasil, por mais de 10 anos. Mestranda em Educação pela UFPR (2019-2021), área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

TANIA STOLTZ, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça (2007) e pós-doutora pela Alanus Hochschule, Alemanha (2011-2012). Atualmente é Professora Titular na Univ. Federal do Paraná, área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

SILVA, KATIA MARIA SEQUEIRA DA; STOLTZ, TANIA. FANTASIA MORAL E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9280, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9280. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9280. Acesso em: 22 nov. 2024.