A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9197Palavras-chave:
Pedagogia, Tecnologia educacional., Formação de professores, Tecnologia educacionalResumo
O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação profissional do pedagogo nos cursos de licenciatura em Pedagogia para o emprego das tecnologias educacionais. A coleta de dados foi realizada nas matrizes curriculares e na aplicação de questionários para professores e estudantes dos cursos. Os resultados apontam que mesmo os cursos oferecendo uma disciplina para a discussão das tecnologias educacionais, essa é insuficiente para promover uma formação sólida do pedagogo. Os professores formadores também manifestaram deficiência na oferta de materiais, na estrutura da universidade e na formação para que estes introduzam as tecnologias em suas aulas. Dessa forma, os acadêmicos sentem-se inseguros em trabalhar com elas na sua atuação docente, pelas poucas vezes em que tiveram contato com a teoria e a prática acerca da temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.