A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9197

Palavras-chave:

Pedagogia, Tecnologia educacional., Formação de professores, Tecnologia educacional

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação profissional do pedagogo nos cursos de licenciatura em Pedagogia para o emprego das tecnologias educacionais. A coleta de dados foi realizada nas matrizes curriculares e na aplicação de questionários para professores e estudantes dos cursos. Os resultados apontam que mesmo os cursos oferecendo uma disciplina para a discussão das tecnologias educacionais, essa é insuficiente para promover uma formação sólida do pedagogo. Os professores formadores também manifestaram deficiência na oferta de materiais, na estrutura da universidade e na formação para que estes introduzam as tecnologias em suas aulas. Dessa forma, os acadêmicos sentem-se inseguros em trabalhar com elas na sua atuação docente, pelas poucas vezes em que tiveram contato com a teoria e a prática acerca da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Péricles Antonio de Souza Nascimento, Professor da Prefeitura de Santa Helena

Graduado em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. É professor da Educação Básica do município de Santa Helena de Goiás. Tem experiência em Docência do Ensino Superior com as disciplinas de Didática Geral, Supervisão Escolar e Gestão Educacional.

Wesley Fernandes Vaz, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutor e Mestre em Química e graduado em Licenciatura em Química. É professor associado da Universidade Federal de Jataí (UFJ) atuando nos cursos de graduação em Química, no Mestrado em Química e no Mestrado em Educação.

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

NASCIMENTO, Péricles Antonio de Souza; VAZ, Wesley Fernandes. A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9197, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9197. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9197. Acesso em: 22 nov. 2024.