O DISCURSO DE JOAN MIRÓ SOBRE A CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9193

Palavras-chave:

Análise retórica, Formação de professores., Joan Miró, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem por objetivos examinar o discurso de Joan Miró sobre a criação e refletir acerca de suas contribuições para a formação do professor na atualidade. A análise retórica é o referencial metodológico adotado para o estudo do discurso mironiano, com destaque para o uso da metáfora do cultivo. Os resultados mostram a criação como processo que envolve o encontro com a natureza e a cultura, as trocas dialógicas, a problematização e a investigação. A recontextualização do conceito mironiano de criação nas discussões sobre formação de professores e sobre profissionalidade enseja o desenvolvimento de uma docência pedagógico-artística, criativa, erigida em meio à unidade estética, entre trocas decorosas e kairóticas, possibilitando questionamentos, reflexões e transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Natacha Fernandes de Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Professora na Unversidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal. Pós-doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP-FFCLRP). Líder do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação (CNPq-UFMS-CPAN).

Enmilly da Costa Coffacci, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Graduanda da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal. Bolsista PIBIC no período 2019-2020. Membro do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação (CNPq-UFMS-CPAN).

Downloads

Publicado

2022-03-24

Como Citar

ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de; COFFACCI, Enmilly da Costa. O DISCURSO DE JOAN MIRÓ SOBRE A CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. e9193, 2022. DOI: 10.7867/1809-03542022e9193. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9193. Acesso em: 22 dez. 2024.