EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: COMO SERÁ?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p1113-1134Palavras-chave:
Descompasso civilizacional. Desescolarização. Mudanças biológicas. Mudanças sociais.Resumo
Delineia-se um esboço das transformações em curso no século XXI, recorrendo-se às bases teóricas da sociedade de risco, em rede e da modernidade líquida. As mudanças e suas perspectivas ocorrem na ótica da descartabilidade de seres vivos e coisas, em ritmo acelerado de crescimento econômico. Novas ciências comandam alterações biológicas na espécie humana, na indústria de dados eletrônicos, na concentração do poder político e outras. A educação pode desescolarizar-se, amplificando diferenças sociais, utilizando novos métodos e técnicas e estendendo-se ao longo da vida. Em qualquer caso, missão fundamental da educação é reduzir o descompasso entre ciências e tecnologias e a reflexão filosófica, teológica, moral e ética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.