HISTÓRIA LOCAL E CURRÍCULO NA AMAZÔNIA: NOTAS SOBRE SOURE-PA (1985-1989)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1359-1381

Palavras-chave:

Amazônia. Currículo. Disciplinas escolares. História local. Redemocratização.

Resumo

Este artigo traz resultados de estudos e pesquisa sobre as mudanças e as permanências da história de Soure como componente curricular nas séries iniciais do ensino fundamental, entre os anos de 1985 a 1989, por meio da experiência da Escola em Regime de Convênio Instituto Stella Maris. Constituída como pesquisa do tipo histórico educacional, ancorou-se no referencial teórico da história das disciplinas escolares e da história do currículo propostas por André Chervel e Ivor Goodson, respectivamente. As análises sinalizam que, durante o processo de redemocratização no Brasil, os estudos da História, nesse nível de ensino, são apresentados com mais centralidade, contudo a concepção de história nacional centrada na história dos grandes centros urbanos é responsável pela diminuta presença da história local no currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Nascimento de Melo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciada em História pela Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pará.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Realizou estágio doutoral na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa-Portugal. 

Professora Associada I do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Educação Básica da Universidade Federal do Pará.

Pesquisa nas áreas de História da educação e Ensino de História.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Educação – GEPHE (CNPq)

Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade Estado e Educação – Seção-Pará -HISTEDBR-SEÇÃO PA (CNPq)

Ely Carlos da Silva Santos, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA); Secretaria de Educação do município de Soure (SEMED/Soure/PA)

Licenciado em História, pela Universidade Federal do Pará.

Bacharel em História, pela Universidade Federal do Pará.

Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Integração Santo Augusto.

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica, pelo Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará.

Professor titular da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA) e da Secretaria de Educação do município de Soure (SEMED/Soure/PA) , ondeleciona as disciplinas História e Estudos Amazônicos nos anos finais do ensino fundamental da educação básica. Docente visitante de cursos Proex em Faculdades - EAD. Professor-Formador em Cursos de Graduação pelo PARFOR/UFPA e tutor de Cursos de Especialização pela UNIASSELVI. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Educação - GEPHE/UFPA, e o Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação - HISTEDBR/SEÇÃO-PA.

     

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

MELO, Clarice Nascimento de; SANTOS, Ely Carlos da Silva. HISTÓRIA LOCAL E CURRÍCULO NA AMAZÔNIA: NOTAS SOBRE SOURE-PA (1985-1989). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1359–1381, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1359-1381. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8545. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos