HISTÓRIA LOCAL E CURRÍCULO NA AMAZÔNIA: NOTAS SOBRE SOURE-PA (1985-1989)
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1359-1381Palavras-chave:
Amazônia. Currículo. Disciplinas escolares. História local. Redemocratização.Resumo
Este artigo traz resultados de estudos e pesquisa sobre as mudanças e as permanências da história de Soure como componente curricular nas séries iniciais do ensino fundamental, entre os anos de 1985 a 1989, por meio da experiência da Escola em Regime de Convênio Instituto Stella Maris. Constituída como pesquisa do tipo histórico educacional, ancorou-se no referencial teórico da história das disciplinas escolares e da história do currículo propostas por André Chervel e Ivor Goodson, respectivamente. As análises sinalizam que, durante o processo de redemocratização no Brasil, os estudos da História, nesse nível de ensino, são apresentados com mais centralidade, contudo a concepção de história nacional centrada na história dos grandes centros urbanos é responsável pela diminuta presença da história local no currículo escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.