DANÇA E INCLUSÃO: O PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1065-1086Palavras-chave:
Dança. Inclusão. Ensino. Aprendizagem.Resumo
RESUMO Este artigo apresenta a percepção de estudantes de um curso de graduação em dança sobre a sua formação acadêmica para a inclusão de pessoas com deficiência na prática da dança. Foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com uso de entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os dados foram discutidos em interface com o conceito de aprendizagem inventiva proposto por Virgínia Kastrup, com ênfase na contextualização de relações teórico-práticas para o processo de inclusão de diferentes corpos na dança. Os resultados indicam que a inclusão de pessoas com deficiência na dança é percebida pelos participantes como uma desestabilização que potencializa o processo de ensino-aprendizagem na arte da dança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.