DANÇA E INCLUSÃO: O PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Andréa Sério UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE CURITIBA II - GRUPO DE PESQUISA EM DANÇA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM DANÇA.
  • Gaya Lengler Rossi UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR - CAMPUS DE CURITIBA II - CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM DANÇA - GRUPO DE PESQUISA EM DANÇA DA UNESPAR.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1065-1086

Palavras-chave:

Dança. Inclusão. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

RESUMO Este artigo apresenta a percepção de estudantes de um curso de graduação em dança sobre a sua formação acadêmica para a inclusão de pessoas com deficiência na prática da dança. Foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com uso de entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os dados foram discutidos em interface com o conceito de aprendizagem inventiva proposto por Virgínia Kastrup, com ênfase na contextualização de relações teórico-práticas para o processo de inclusão de diferentes corpos na dança. Os resultados indicam que a inclusão de pessoas com deficiência na dança é percebida pelos participantes como uma desestabilização que potencializa o processo de ensino-aprendizagem na arte da dança. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Sério, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE CURITIBA II - GRUPO DE PESQUISA EM DANÇA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM DANÇA.

Doutora em Educação Física/ Área de concentração: Comportamento Motor. Professora Adjunta do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universiade Estadual do Paraná- Unespar. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Dança e do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Formação Continuada e Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes -PPGArtes da Unespar. CV - http://lattes.cnpq.br/5961876370701710

Gaya Lengler Rossi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR - CAMPUS DE CURITIBA II - CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM DANÇA - GRUPO DE PESQUISA EM DANÇA DA UNESPAR.

Graduanda do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UNESPAR - Campus de Curitiba II. Bolsista do CNPq no Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

SÉRIO, Andréa; ROSSI, Gaya Lengler. DANÇA E INCLUSÃO: O PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1065–1086, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1065-1086. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8468. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos