METODOLOGIAS DE ENSINO PARA INSERIR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1228-1245Palavras-chave:
Ensino de ciências. Filosofia e história da ciência. Metodologias de ensino.Resumo
Pensar na inserção de elementos de história e filosofia da ciência (HFC) na Educação Básica pode parecer, para muitos, algo inviável ou de difícil execução, dada a abstração filosófica requerida para se trabalhar essa temática. Tendo isso em vista, objetivamos neste artigo apresentar duas atividades que intencionaram trazer metodologias de ensino que envolvem a HFC no Ensino Fundamental. Utilizamo-nos, para desenvolver o trabalho com os alunos, de discussões em torno do método científico, entendimentos de ciência e o caráter provisório dos conhecimentos produzidos pela mesma. Foi possível perceber o quanto atividades como estas podem promover um ensino mais comprometido tanto com questões históricas quanto filosóficas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.