METODOLOGIAS DE ENSINO PARA INSERIR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Peterson Fernando Kepps da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1228-1245

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Filosofia e história da ciência. Metodologias de ensino.

Resumo

Pensar na inserção de elementos de história e filosofia da ciência (HFC) na Educação Básica pode parecer, para muitos, algo inviável ou de difícil execução, dada a abstração filosófica requerida para se trabalhar essa temática. Tendo isso em vista, objetivamos neste artigo apresentar duas atividades que intencionaram trazer metodologias de ensino que envolvem a HFC no Ensino Fundamental. Utilizamo-nos, para desenvolver o trabalho com os alunos, de discussões em torno do método científico, entendimentos de ciência e o caráter provisório dos conhecimentos produzidos pela mesma. Foi possível perceber o quanto atividades como estas podem promover um ensino mais comprometido tanto com questões históricas quanto filosóficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peterson Fernando Kepps da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Licenciado em Ciências Biológicas; Mestre e doutorando em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Rio Grande. 

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela UFRGS. Doutora em Educação em Ciências pela FURG. Professora adjunta da FURG; e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). 

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

KEPPS DA SILVA, Peterson Fernando; SCHWANTES, Lavínia. METODOLOGIAS DE ENSINO PARA INSERIR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1228–1245, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1228-1245. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8294. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos