Educação Moral em tempos de conservadorismo: a retomada da filosofia de Herbert Spencer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p950-972

Palavras-chave:

Ciência, Conservadorismo, Filosofia, Herbert Spencer, Políticas Educacionais

Resumo

 

Pensar a formação de estudantes no que se refere à moralidade no contexto de políticas educacionais é fundamental. O problema que motivou a investigação diz respeito à pergunta em que consiste a educação moral no pensamento de Herbert Spencer e em que medida essa concepção pode significar base para a construção de políticas públicas educacionais? O objetivo é discutir o pensamento de Spencer sobre a educação moral para afirmar que é a ciência o caminho para a superação da ignorância e do conservadorismo. Por meio de revisão de literatura, demonstrou-se a importância do uso de recursos da ciência como base de políticas educacionais que possam significar a superação do conservadorismo. Como resultado, a educação moral leva a uma educação completa, ao conferir autonomia ao sujeito levando ao pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação/CNPq

Samuel Mendonça é Professor Titular, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas), ao Programa de Pós-graduação em Direito, Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa Direitos Humanos e Políticas Públicas, grupo de pesquisa Direito e Realidade Social (CNPq/PUC Campinas) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista Produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-doutorando do Departamento de Economia da Educação da FE-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014. Desenvolveu atividades como Professor Visitante na PUC Peru, em 2013 e em 2018. Foi professor de Filosofia na Educação Básica, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, nas redes pública e privada, por 5 anos. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Participou de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos ou proferiu conferências em diferentes países, como Estados Unidos da América, China, Etiópia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e México. É Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2018-2020), membro da ABRADE - Associação Brasileira de Direito Educacional, Associado e Avaliador ad hoc do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI e participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. É autor de Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement (Maryland: GlobalSouth, 2018) 

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Estadual de Goiás - campus Quirinópolis

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2017) na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação, participando também do grupo de estudos de fundamentos da educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Campinas. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Especialização em farmacologia pela Universidade Federal de Lavras (2009) e especialização em psicopedagogia pela Faculdade Católica de Uberlândia (2005). Possui graduação em Biologia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário do Triângulo (2005) e graduação em Farmácia Bioquímica Industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002). Atualmente é docente de ensino superior, assistente II, do quadro permanente, da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, ensino de ciências e biologia e formação inicial de professores.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

MENDONÇA, Samuel; FIALHO, Wanessa Cristiane Gonçalves. Educação Moral em tempos de conservadorismo: a retomada da filosofia de Herbert Spencer. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 950–972, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p950-972. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8288. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos