Educação Moral em tempos de conservadorismo: a retomada da filosofia de Herbert Spencer
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p950-972Palavras-chave:
Ciência, Conservadorismo, Filosofia, Herbert Spencer, Políticas EducacionaisResumo
Pensar a formação de estudantes no que se refere à moralidade no contexto de políticas educacionais é fundamental. O problema que motivou a investigação diz respeito à pergunta em que consiste a educação moral no pensamento de Herbert Spencer e em que medida essa concepção pode significar base para a construção de políticas públicas educacionais? O objetivo é discutir o pensamento de Spencer sobre a educação moral para afirmar que é a ciência o caminho para a superação da ignorância e do conservadorismo. Por meio de revisão de literatura, demonstrou-se a importância do uso de recursos da ciência como base de políticas educacionais que possam significar a superação do conservadorismo. Como resultado, a educação moral leva a uma educação completa, ao conferir autonomia ao sujeito levando ao pensamento crítico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.