AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO BRASIL: SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

Autores

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Filosofia. Docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo. Editor adjunto do Periódico do PPG Espaço Pedagógico http://orcid.org/0000-0002-9187-7283
  • Darciel Pasinato Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0003-4167-2025

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p903-928

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Educação instrumental. Instituições escolares.

Resumo

O artigo tem por escopo discutir de que forma as políticas neoliberais se fazem presentes na educação brasileira, predominantemente a partir dos anos 1990, contribuindo para o aprofundamento das desigualdades sociais e na diminuição dos investimentos. Na intenção de atualizar e sistematizar algumas reflexões sobre a relação entre políticas neoliberais e educação, o ensaio caracteriza-se por um estudo teórico-bibliográfico, de cunho analítico-hermenêutico. Dentre os resultados destaca-se que o projeto neoliberal para a educação nacional, fez com que as instituições escolares viessem a se transformar em um local de produção instrumental de mão de obra semiespecializada, descuidando a formação de um sujeito crítico, reflexivo e emancipado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Filosofia. Docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo. Editor adjunto do Periódico do PPG Espaço Pedagógico

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989), especialização em Epistemologia das Ciências sociais(1993), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia, docência na educação superior e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente, políticas educacionais, ética,tendências e modelos de gestão na educação superior. Coordena o projeto " Improvisação docente no cenário da expansão da educação superior: o problema da identidade do professor universitário". É pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (REPES - Furg) e do Grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (Pucrs) todos cadastrados no CNPq. No momento está orientando 3 doutorandos, 5 mestrandos e 8 bolsistas de iniciação científica. É também avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010.

Darciel Pasinato, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em História, Especialista em Orientação Educacional, Especialista em Supervisão Educacional, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e Doutor pela Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente está fazendo Pós-Doutorado (PNPD) na Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na Educação Básica nas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia. Participo do Grupo de Pesquisa Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar sob coordenação da prof. Dra. Luciane Grazziotin.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

FÁVERO, Altair Alberto; PASINATO, Darciel. AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NO BRASIL: SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 903–928, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p903-928. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8277. Acesso em: 30 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos