DIRETORES ESCOLARES DO BRASIL: MUDANÇAS NO PERFIL E NA GESTÃO PEDAGÓGICA NO PERÍODO 2007 – 2017
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p823-846Palavras-chave:
Diretores escolares. Gestão pedagógica. Política educacional. Questionários contextuaisResumo
O artigo analisa o perfil de diretores das escolas públicas brasileiras, com uso de microdados dos questionários contextuais do Saeb 2007 e 2017, disponíveis no Inep, aplicando Excel e estatística descritiva e mostra mudanças de perfil. Embora predomine o sexo feminino, idade entre 40 e 49 anos, formação em Pedagogia e outras licenciaturas, aumenta o percentual dos pós-graduados, reduz-se a participação em formação continuada e cresce aqueles que exercem apenas a função remunerada de diretor. No acesso ao cargo predomina a indicação. Cresce a quantidade de professores sem vínculo estável e as ações do tipo reforço, monitoria e programas de apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.