DIRETORES ESCOLARES DO BRASIL: MUDANÇAS NO PERFIL E NA GESTÃO PEDAGÓGICA NO PERÍODO 2007 – 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p823-846

Palavras-chave:

Diretores escolares. Gestão pedagógica. Política educacional. Questionários contextuais

Resumo

O artigo analisa o perfil de diretores das escolas públicas brasileiras, com uso de microdados dos questionários contextuais do Saeb 2007 e 2017, disponíveis no Inep, aplicando Excel e estatística descritiva e mostra mudanças de perfil. Embora predomine o sexo feminino, idade entre 40 e 49 anos, formação em Pedagogia e outras licenciaturas, aumenta o percentual dos pós-graduados, reduz-se a participação em formação continuada e cresce aqueles que exercem apenas a função remunerada de diretor. No acesso ao cargo predomina a indicação. Cresce a quantidade de professores sem vínculo estável e as ações do tipo reforço, monitoria e programas de apoio aos estudantes com dificuldades de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Iasmin Costa Marinho, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pesquisa nas áreas de Política Educacional; Gestão Escolar e Formação de professores.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000), professora associada da Universidade Estadual do Ceará, atua no Programa de Pós-graduação em Educação. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem. Trabalha como pesquisadora na área de educação com temas como indicadores educacionais, gestão educacional e escolar, formação docente e recursos didáticos. 

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Doutora em Filosofia e História da Educação (PUC/SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem. Bolsista de Produtividade do CNPq. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

MARINHO, Iasmin Costa; VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. DIRETORES ESCOLARES DO BRASIL: MUDANÇAS NO PERFIL E NA GESTÃO PEDAGÓGICA NO PERÍODO 2007 – 2017. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 823–846, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p823-846. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8272. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos