O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS FORMAS DE USO INCLUSIVO NO ENSINO DE HISTÓRIA. DADOS DE UMA PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1295-1317

Palavras-chave:

Ensino de História, Inclusão Digital, Inclusão Social, Tecnologia Digital.

Resumo

Este texto apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado acerca da contribuição dos usos das tecnologias digitais no ensino de História para a inclusão digital. De natureza qualitativa, a pesquisa constituiu um estudo de campo, explicativo, e utilizou como técnicas de coleta de dados a entrevista e a observação. Apoiado em Castells (2002); Bonilla e Pretto (2011); Lemos (2007; 2011), Arruda (2013; 2014), Fonseca (2010) e Moran (2013), o estudo mostrou que, embora os professores de História façam uso das tecnologias digitais em seu fazer docente, esses usos ainda são incipientes. Concluiu-se, porém, que, quando efetivados de modo planejado, interdisciplinar, colaborativo, visando tornar o aluno produtor e distribuidor de conteúdos em e na rede, esses usos podem conduzir, ainda que parcialmente, à inclusão digital e social do aluno

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Pós-Doutor em História (PNPD-CAPES/UFPR, 2017); Doutor em História (UFSC, 2013);  Membro do Athens Institute for Education and Research (Grécia). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq/UFERSA). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens (CNPq/UERN)

Maria do Socorro Souza, Universidade Federal Rural do Semiárido Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN)

Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/UFERSA/IFRN). Graduada em Letras, habilitação Língua Portuguesa e Inglesa, e em Direito. Experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Inglesa no ensino fundamental e médio da rede publica estadual e municipal de Mossoró-RN. Coordenadora do  Programa de formação continuada de professores, para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

TAMANINI, Paulo Augusto; SOUZA, Maria do Socorro. O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS FORMAS DE USO INCLUSIVO NO ENSINO DE HISTÓRIA. DADOS DE UMA PESQUISA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1295–1317, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1295-1317. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8267. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos