O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS FORMAS DE USO INCLUSIVO NO ENSINO DE HISTÓRIA. DADOS DE UMA PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1295-1317Palavras-chave:
Ensino de História, Inclusão Digital, Inclusão Social, Tecnologia Digital.Resumo
Este texto apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado acerca da contribuição dos usos das tecnologias digitais no ensino de História para a inclusão digital. De natureza qualitativa, a pesquisa constituiu um estudo de campo, explicativo, e utilizou como técnicas de coleta de dados a entrevista e a observação. Apoiado em Castells (2002); Bonilla e Pretto (2011); Lemos (2007; 2011), Arruda (2013; 2014), Fonseca (2010) e Moran (2013), o estudo mostrou que, embora os professores de História façam uso das tecnologias digitais em seu fazer docente, esses usos ainda são incipientes. Concluiu-se, porém, que, quando efetivados de modo planejado, interdisciplinar, colaborativo, visando tornar o aluno produtor e distribuidor de conteúdos em e na rede, esses usos podem conduzir, ainda que parcialmente, à inclusão digital e social do alunoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.