DESAFIOS PARA OFERTA DO ENSINO A DISTÂNCIA EM UNIDADES CURRICULARES ESSENCIALMENTE PRÁTICAS: O CASO DE TOPOGRAFIA I DO CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA DO IFSC, CAMPUS FLORIANÓPOLIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1272-1294

Palavras-chave:

Agrimensura. Aulas práticas. Ensino a distância.

Resumo

O ensino a distância tem ganhado maior destaque nos últimos anos. Frente às inúmeras vantagens, limitações ainda configuram desafios, principalmente nos conteúdos práticos, comuns nos cursos profissionalizantes. A pesquisa identificou desafios caso fosse ofertado ensino a distância no Curso Técnico de Agrimensura do IFSC, considerando os conteúdos da unidade curricular com maior carga horária do curso, Topografia I. O estudo apresenta a legislação e revisa literaturas que abordam o ensino a distância de conhecimentos essencialmente práticos. Metodologicamente se define pela análise aplicada ao caso selecionado.  Verificou-se que alguns temas que compõem os conteúdos apontam para a possibilidade de oferta exitosa, em relação a outros, considerando suas especificidades, identificou-se prováveis ineficiências ao ensino e à aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Cucco Dalri, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, ministra conteúdo nas disciplinas de topografia e geomática aplicada. É técnica em Agrimensura pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, possui licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e mestrado em Cadastro Territorial Multifinalitário e Gestão Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Tem especialização em docência para educaçào profissional tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.

Volmir von Dentz, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), vinculado à Área de Cultura Geral do campus São José. Graduado em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (FEBE), mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

CUCCO DALRI, Julia; VON DENTZ, Volmir. DESAFIOS PARA OFERTA DO ENSINO A DISTÂNCIA EM UNIDADES CURRICULARES ESSENCIALMENTE PRÁTICAS: O CASO DE TOPOGRAFIA I DO CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA DO IFSC, CAMPUS FLORIANÓPOLIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1272–1294, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1272-1294. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8261. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos