A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p781-801

Palavras-chave:

área básica de ingresso, currículo, escolha profissional, formação de professores, prática como componente curricular

Resumo

A Prática como Componente Curricular (PCC) é uma disposição legal que visa, na formação do licenciando, melhorar a articulação entre teoria e prática, bem como refletir sobre a ação pedagógica e favorecer uma aproximação com a profissão docente. Buscou-se entender se a PCC teve influência na escolha pela licenciatura entre estudantes do curso diurno de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, aplicaram-se questionários com 14 formandos do referido curso. Observou-se que para a maioria dos entrevistados a PCC não apresenta influência significativa no processo de escolha por conta de seu desenvolvimento distanciar-se da realidade escolar, direcionar-se para a produção de materiais pedagógicos, realizar-se com pouca criticidade ou devido à carência de formação do professor universitário para exploração desse recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus D'avila Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores de Ciências e de Biologia.

Lucio Ely Ribeiro Silvério, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Especialização em Biologia do Desenvolvimento, Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). É professor de Biologia do Colégio de Aplicação/Centro de Educação/UFSC.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

SCHMITT, Matheus D’avila; SILVÉRIO, Lucio Ely Ribeiro. A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 781–801, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p781-801. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8255. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos