A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p781-801

Palavras-chave:

área básica de ingresso, currículo, escolha profissional, formação de professores, prática como componente curricular

Resumo

A Prática como Componente Curricular (PCC) é uma disposição legal que visa, na formação do licenciando, melhorar a articulação entre teoria e prática, bem como refletir sobre a ação pedagógica e favorecer uma aproximação com a profissão docente. Buscou-se entender se a PCC teve influência na escolha pela licenciatura entre estudantes do curso diurno de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Para isso, aplicaram-se questionários com 14 formandos do referido curso. Observou-se que para a maioria dos entrevistados a PCC não apresenta influência significativa no processo de escolha por conta de seu desenvolvimento distanciar-se da realidade escolar, direcionar-se para a produção de materiais pedagógicos, realizar-se com pouca criticidade ou devido à carência de formação do professor universitário para exploração desse recurso.

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Biografia do Autor

Matheus D'avila Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina e Licenciado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores de Ciências e de Biologia.

Lucio Ely Ribeiro Silvério, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Especialização em Biologia do Desenvolvimento, Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). É professor de Biologia do Colégio de Aplicação/Centro de Educação/UFSC.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

SCHMITT, Matheus D’avila; SILVÉRIO, Lucio Ely Ribeiro. A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E A ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 781–801, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p781-801. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8255. Acesso em: 17 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos