POLITICA DE FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES DA FUNASE/PE: PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUANTO A PROPOSTA EDUCACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1106-1128

Palavras-chave:

Educação. Formação de Jovens infratores. Política de formação.

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a formação de jovens e adolescentes responsáveis por atos infracionais acolhidos na Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase-PE). Busca analisar a proposta educacional e a prática pedagógica da Funase-PE,  na perspectiva dos docentes que atuam na referida instituição, tendo como parâmetro a formação cidadã dos socioeducandos, conforme preconiza a proposta pedagógica. De natureza qualitativa, a pesquisa dividiu-se em três tipos: bibliográfica, documental e de campo. Concluiu que a proposta educacional e a prática pedagógica da Funase-PE buscam, por meio do esforço docente,  contribuir para a formação cidadã dos adolescentes e jovens infratores nela acolhidos. Palavras-chave: Educação. Formação de Jovens infratores. Política de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaura de Albuquerque César, Fundação Joaquim Nabuco(FUNDAJ)

Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (UFPE). Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto. Bacharel Em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco.

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação (Universidad Del Mar-Chile). Mestre em Educação (UFPB). Graduação em Letras-Licenciatura em Português (UFPE). Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia (UFPE). Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (UFPE).Líder do grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ/UFPE).

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

CÉSAR, Isaura de Albuquerque; ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos. POLITICA DE FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES DA FUNASE/PE: PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUANTO A PROPOSTA EDUCACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1106–1128, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1106-1128. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8237. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos