INFÂNCIA, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: TEMPOS E ESPAÇOS CONSTITUTIVOS DO SER PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p759-780Palavras-chave:
apropriação, desenvolvimento profissional, docência, educação física, (inter)mediação.Resumo
Este texto traz resultados de uma pesquisa de Mestrado relacionada ao desenvolvimento profissional docente articulado à produção de novos sentidos sobre a prática pedagógica, que investigou espaços e elementos formativos que constituem o ser professor. A análise da pesquisa baseou-se nos processos de apropriação dos significados e da produção de sentidos que envolvem a profissão docente durante a infância e a Educação Básica. A pesquisa é do tipo estudo de caso e a base teórica assenta-se na teoria histórico-cultural e em autores que tratam do desenvolvimento profissional docente. Resultados mostram que já na infância são produzidas marcas sobre o ser professor, as quais influenciam na escolha da profissão e servem de referência para a práxis educativa, sendo possível considerar esta fase como o início do desenvolvimento profissionalDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.