INFÂNCIA, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: TEMPOS E ESPAÇOS CONSTITUTIVOS DO SER PROFESSOR

Autores

  • Gabriele Panke Scheleski Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.
  • Marli Dallagnol Frison Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p759-780

Palavras-chave:

apropriação, desenvolvimento profissional, docência, educação física, (inter)mediação.

Resumo

Este texto traz resultados de uma pesquisa de Mestrado relacionada ao desenvolvimento profissional docente articulado à produção de novos sentidos sobre a prática pedagógica, que investigou espaços e elementos formativos que constituem o ser professor. A análise da pesquisa baseou-se nos processos de apropriação dos significados e da produção de sentidos que envolvem a profissão docente durante a infância e a Educação Básica. A pesquisa é do tipo estudo de caso e a base teórica assenta-se na teoria histórico-cultural e em autores que tratam do desenvolvimento profissional docente. Resultados mostram que já na infância são produzidas marcas sobre o ser professor, as quais influenciam na escolha da profissão e servem de referência para a práxis educativa, sendo possível considerar esta fase como o início do desenvolvimento profissional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Panke Scheleski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. Bolsista CAPES. Professora do Ensino Básico Técnico Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha.

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e do Departamento de Ciências da Vida da Unijuí. PhD e Doutora em Educação nas Ciências.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

SCHELESKI, Gabriele Panke; FRISON, Marli Dallagnol. INFÂNCIA, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: TEMPOS E ESPAÇOS CONSTITUTIVOS DO SER PROFESSOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 759–780, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p759-780. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8222. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos