APRENDIZ-ALTERNATIVA/O: O TIPO DE ESTUDANTE PRODUZIDA/O E DEMANDADA/O EM ESCOLAS ALTERNATIVAS

Autores

  • Shirlei Rezende Sales Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paula Myrrha Ferreira Lança Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p929-949

Palavras-chave:

Aprendiz-alternativa/o, documentos curriculares, escolas alternativas.

Resumo

Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi entender os modos como três escolas alternativas definem sua oposição a escolas tradicionais. Aqui, analisamos que tipo de aprendiz é demandada/o nessas escolas, utilizando como metodologia a pesquisa documental, em articulação com a análise do discurso de inspiração foucaultiana. As principais referências teóricas foram autoras/es pós-estruturalistas como Foucault e do campo curricular pós-crítico, como Sandra Corazza e Tomaz Tadeu da Silva. Observou-se que nos documentos curriculares das escolas analisadas produz-se uma posição de sujeito que denominamos como aprendiz-alternativa/o, que é condição para que as propostas pedagógicas dessas escolas alternativas se efetivem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós doutora pela University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), USA. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minhas Gerais (UFMG), Brasil. Doutora em Educação pela mesma instituição. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Observatório da Juventude da UFMG; Ensino Médio em Pesquisa (EMPesquisa); Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas e Digitais e GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG).

Paula Myrrha Ferreira Lança, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão social, da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em pedagogia pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG). Professora na Educação Infantil em uma escola da rede particular de ensino em Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

REZENDE SALES, Shirlei; MYRRHA FERREIRA LANÇA, Paula. APRENDIZ-ALTERNATIVA/O: O TIPO DE ESTUDANTE PRODUZIDA/O E DEMANDADA/O EM ESCOLAS ALTERNATIVAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 929–949, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p929-949. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8208. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos