RELAÇÃO ENTRE ESTÉTICA, EDUCAÇÃO E DESIGN: A EDUCAÇÃO ESTÉTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1185-1204

Palavras-chave:

Educação. Educação Superior. Educação Estética. Estética no Design.

Resumo

Os desafios contemporâneos apontam para a imperiosa necessidade de mudanças no âmbito do conceito de Design nos cursos superiores, já que as transformações mais contundentes numa sociedade estão relacionadas diretamente com a educação. Questiona-se acerca da possível contribuição que a Estética poderia oferecer ao processo educativo na área  do designer e ,  por este motivo, a presente pesquisa  tem por objetivo refletir  sobre  as  relações entre Estética, Design e Educação, com vistas a fomentar discussão e trazer contributos que possam respaldar a Educação Estética em cursos superiores de Design. Para a realização do estudo, utilizou-se a revisão bibliográfica como método. Os resultados apontam que existe uma necessidade de ampliar o que se entende por Estética e de aprofundar a discussão acerca do relevante papel que a Educação Estética desempenha nos cursos superiores de Design.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Costa, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Pós-doutorando em Educação (UFPR – Apoio: CAPES-PRINT: SmartMinds - Projeto: 88887.311800/2018-00). Pós-doutorado em Engenharia e Gestão industrial (Service Design) pela Universidade do Porto. Doutor em Design (Service Design) e Doutor em Educação (Educação Estética), ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Filosofia e especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens (PUC-PR). Especialista em Design Instrucional para EAD (UNOESTE). Graduado em Design do Produto. Professor em cursos de graduação e de pós-graduação nas área dos Design, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Internacionais. Produtor e revisor de materiais para EAD.

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987), em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1984), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992), doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça (2007) e pós-doutora pela Alanus Hochschule, Alemanha (2011-2012). Coordenadora do acordo de cooperação científica entre a Universidade Alanus (Alemanha) e a Universidade Federal do Paraná. Professora com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Paraná, atualmente como Associado IV.  Membro do Board of Directors da Jean Piaget Society, EUA, gestão 2016-2019. Bolsista produtividade do CNPq.

Trajano Felipe Barrabas Xavier da Silva, Universidade do Porto.

Doutorando em Segurança e Saúde Ocupacional na Universidade do Porto. Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo. Graduado em Farmácia, Bioquímica e Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná e  bacharel em Design do Produto pela Universidade Tuiuti do Paraná. 

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

COSTA, Humberto; STOLTZ, Tania; SILVA, Trajano Felipe Barrabas Xavier da. RELAÇÃO ENTRE ESTÉTICA, EDUCAÇÃO E DESIGN: A EDUCAÇÃO ESTÉTICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1185–1204, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1185-1204. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8177. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos