PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH

Autores

  • Julia Siqueira da Rocha Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu PPGE/UFSC e Consultora Educacional na Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Morgana Dreon Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC)
  • Ione Ribeiro Valle Professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1042-1064

Palavras-chave:

Alunos. Medicalização. Patologização.

Resumo

O presente artigo problematiza os elevados números de alunos com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Para tanto, analisa os processos de medicalização a que têm sido expostos alunos da rede estadual de educação de Santa Catarina com este diagnóstico. Utilizamos uma metodologia qualitativa, ao realizar estudos bibliográficos e examinar documentos, e quantitativa, ao expressar a intensidade desses números. Nossas conclusões apontam para um elevado número de diagnósticos de TDAH que não consideram as diferentes esferas das vidas dos alunos, o que enfatiza a urgência para que os profissionais da Educação estejam atentos a estratégias de controle social.

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Biografia do Autor

Julia Siqueira da Rocha, Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu PPGE/UFSC e Consultora Educacional na Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/UFSC) e do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC).

Morgana Dreon, Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC)

Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional (CBI of Miami). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/UFSC) e do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC).

Ione Ribeiro Valle, Professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris. Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes - Paris V Sorbonne. Professora Associada do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

ROCHA, Julia Siqueira da; DREON, Morgana; VALLE, Ione Ribeiro. PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1042–1064, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1042-1064. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8150. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos