AFINIDADES (S)ELETIVAS EM CARTAS: INTERLOCUÇÕES ENTRE RAUL RODRIGUES GOMES E FERNANDO DE AZEVEDO (1932-1973)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p865-884

Palavras-chave:

Cartas. Escola Nova. Fernando de Azevedo. Raul Gomes.

Resumo

Este artigo se refere à análise das interlocuções, através de correspondências, entre Raul Rodrigues Gomes e Fernando de Azevedo, ambos considerados expoentes na história da educação brasileira, principalmente por seu protagonismo no que se refere ao período da Escola Nova no Brasil. Como embasamento teórico-metodológico, optou-se pelo conceito de representação do historiador francês Roger Chartier (1991, 2002, 2011) e os estudos epistolares que compõem a obra de Bastos, Cunha e Mignot (2002). Este trabalho bibliográfico, portanto, nos permite inferir que as 23 cartas de autoria de Raul Gomes e Fernando de Azevedo trazem à tona as afinidades que os unia, bem como as memórias do período em que se pensava um projeto de transformação para a sociedade brasileira, incluindo a escola laica, gratuita e universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Goes Denardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora da Faculdade Estácio Florianópolis e Centro Universitário Municipal de São José (USJ).

Gladys Mary Ghizoni Teive, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Sandwich na área de Currículo na UNED, em Madri/Espanha. Pós-doutora pelo Centro de Investigación em Manuales Escolares-MANES/UNED. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

GOES DENARDI, Vanessa; GHIZONI TEIVE, Gladys Mary. AFINIDADES (S)ELETIVAS EM CARTAS: INTERLOCUÇÕES ENTRE RAUL RODRIGUES GOMES E FERNANDO DE AZEVEDO (1932-1973). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 865–884, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p865-884. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8147. Acesso em: 17 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos