A ORIENTAÇÃO PARA LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1205-1227

Palavras-chave:

Orientação da ação, leitura crítica, ensino de ciências.

Resumo

Consiste em um estudo com futuros professores de ciências sobre a orientação para a leitura crítica de textos científicos no intuito de discutir a habilidade leitora no contexto da formação profissional. O marco teórico se fundamenta na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin e metodologicamente consiste em um estudo de natureza descritiva que utilizou a estratégia da prova pedagógica para caracterização da orientação da ação para ler textos de ciências e compará-la à um esquema de orientação de referência. Os resultados evidenciam divergências conceituais e operacionais entre a base orientadora desses futuros professores de ciências em relação ao que se espera como conhecimento profissional desejado para o ensino em função da habilidade leitora e a educação científica.

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Biografia do Autor

Alessandro Augusto Barros Façanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Departamento de Educação - DEDUC/CERES Mestre em Educação

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Departamento de Educação - DEDUC/CERES

Licenciado em Química - UECE

Mestre em Educação - Universidade Federal do Ceará

Área: Ensino de Ciências

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

FAÇANHA, Alessandro Augusto Barros. A ORIENTAÇÃO PARA LEITURA CRÍTICA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1205–1227, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1205-1227. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8145. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos