GÊNERO, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEI DO PROGRAMA “ESCOLA SEM PARTIDO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p997-1020

Palavras-chave:

educação, escola sem partido, estudos de gênero, projetos de lei, sexualidades.

Resumo

Este artigo visa a discussão e análise dos projetos de lei que formam o Programa “Escola Sem Partido” na Câmara dos Deputados, discorrendo sobre a temática de gênero e sexualidades no contexto educacional brasileiro. Possui como referencial teórico Guacira Lopes Louro, Miriam Pillar Grossi, Joan Scott e Richard Miskolci. É um trabalho de revisão bibliográfica e de pesquisa documental. Os dados apontam que os projetos de lei que formam o Programa consideram gênero e sexualidades como pertencentes à esfera do privado e construíram um discurso em torno do que denominam “ideologia de gênero”, atribuindo-lhe a destruição da família. Deste modo, observa-se uma oposição aos direitos sexuais e reprodutivos conquistados na atualidade. Desconsideram, também, o fato de que discutir estes temas é uma forma de assegurar direitos no campo educacional.

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Biografia do Autor

Luan Felipe Alves Couto, Universidade do Planalto Catarinense

Acadêmico do curso de Psicologia.

Jaime Farias Dresch, Universidade do Planalto Catarinense

Doutor em Educação. Mestre em Educação. Pedagogo.

Mareli Eliane Graupe, Universidade do Planalto Catarinense

Doutora em Educação. Mestra em Educação. Pedagoga.

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

ALVES COUTO, Luan Felipe; DRESCH, Jaime Farias; GRAUPE, Mareli Eliane. GÊNERO, SEXUALIDADES E EDUCAÇÃO: DISCUSSÃO E ANÁLISE DOS PROJETOS DE LEI DO PROGRAMA “ESCOLA SEM PARTIDO”. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 997–1020, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p997-1020. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8132. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos