ESTRATÉGIA DA TRIANGULAÇÃO: UMA INCURSÃO CONCEITUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1150-1166

Palavras-chave:

Estratégia da Triangulação. Pesquisa empírica. Confiabilidade e validade.

Resumo

Este é um estudo sobre a estratégia da triangulação, que se propõe a discutir informações sobre o tema, destacando-se sua relevância por propiciar uma qualidade formal ao processo de construção do conhecimento na área da pesquisa. Enquanto procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tendo por base principal livros e artigos científicos. Em diálogo com os autores, constatou-se que a triangulação se destaca por permitir o uso de técnicas de recolha de dados diferentes, mobilizar teorias e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, bem como coletar informações de fontes diferentes, em espaços e tempos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerda de Souza Holanda, Secretaria de Educação do Estado do Ceará Universidade Federal do Ceará

Professora da Secretaria da Educação Básica do Ceará. Diretora do Memorial da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado (em andamento) pela Universidade de Coimbra; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialização em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Licenciatura em Pedagogia pela UECE.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará

Professora associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE. Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade de Brasília (UNB); Doutorado e Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Licenciatura em Pedagogia pela UECE.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

HOLANDA, Gerda de Souza; DE FARIAS, Isabel Maria Sabino. ESTRATÉGIA DA TRIANGULAÇÃO: UMA INCURSÃO CONCEITUAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1150–1166, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1150-1166. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8129. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos