A QUESTÃO DA QUALIDADE DE ENSINO EM 1989: O DEBATE DOS INTELECTUAIS DO ENSINO PRIVADO NO XXII CONEPE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p885-902Palavras-chave:
Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPE). Ensino Privado. Qualidade de Ensino. Redemocratização no Brasil.Resumo
Este artigo tem como objetivo contribuir com o debate sobre a privatização do ensino no Brasil tentando desvendar as injunções frente à temática sobre questão da qualidade de ensino ao final da ditadura civil-militar, após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Para isso traremos à tona a concepção de qualidade de ensino defendida por sujeitos ligados a defesa do ensino privado. Nos valeremos da conferência “A qualidade de ensino e seus caminhos – a busca da efetividade da escola” apresentada no XXII Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino. Com uma abordagem teórica pautada em Gramsci, Bobbio e Thompson, entendemos esses sujeitos como intelectuais que atuavam na sociedade em busca da defesa de seus interesses, criando consenso para chegar à hegemonia no campo educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.