A QUESTÃO DA QUALIDADE DE ENSINO EM 1989: O DEBATE DOS INTELECTUAIS DO ENSINO PRIVADO NO XXII CONEPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p885-902

Palavras-chave:

Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (CONEPE). Ensino Privado. Qualidade de Ensino. Redemocratização no Brasil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir com o debate sobre a privatização do ensino no Brasil tentando desvendar as injunções frente à temática sobre questão da qualidade de ensino ao final da ditadura civil-militar, após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Para isso traremos à tona a concepção de qualidade de ensino defendida por sujeitos ligados a defesa do ensino privado. Nos valeremos da conferência “A qualidade de ensino e seus caminhos – a busca da efetividade da escola” apresentada no XXII Congresso Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino. Com uma abordagem teórica pautada em Gramsci, Bobbio e Thompson, entendemos esses sujeitos como intelectuais que atuavam na sociedade em busca da defesa de seus interesses, criando consenso para chegar à hegemonia no campo educacional. 

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Biografia do Autor

Eduardo Norcia Scarfoni, Universidade Federal do Espirito Santo

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2009) e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) na linha de pesquisa voltada para a História da Educação (2012). Doutor em Educação: História, Politica, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e autor do livro Os Congressos Nacionais dos Estabelecimentos Particulares de Ensino - CONEPE (1944 -1964): a construção do consenso pela continuidade dos subsídios do Estado ao ensino privado. Atualmente realiza sua pesquisa de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Gilda Cardoso de Araujo, Universidade Federal do Espirito Santo

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou, entre 2016 e 2017, estágio de pós-doutorado na Generalitat da Catalunya (Barcelona-Espanha), com bolsa CAPES. Atuou na Educação Básica como docente, técnica da secretaria municipal de educação e conselheira estadual de educação. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na graduação e nos curso de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Federalismo e Políticas Educacionais" que atualmente desenvolve, dentre outros, o projeto de pesquisa "Regulamentação e implementação do Sistema Nacional de Educação: relações intergovernamentais para a garantia do direito à educação", financiado pelo CNPq por meio da Chamada Universal de 2016. É autora do livro "Políticas Educacionais e Estado Federativo" e de vários artigos em periódicos especializados. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Administração Educacional, principalmente nos seguintes temas: federalismo e políticas educacionais, gestão educacional, direito à educação, municipalização e organização dos sistemas de ensino. 

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

SCARFONI, Eduardo Norcia; ARAUJO, Gilda Cardoso de. A QUESTÃO DA QUALIDADE DE ENSINO EM 1989: O DEBATE DOS INTELECTUAIS DO ENSINO PRIVADO NO XXII CONEPE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 885–902, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p885-902. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8090. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos