LEITURA, ESCRITA E VIDA PROFISSIONAL APÓS A PÓS-GRADUAÇÃO: RECONHECIMENTO DO IMPACTO DA FORMAÇÃO POR EGRESSOS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E PSICOLOGIA (2007-2017)

Autores

  • Claudia Rosa Riolfi Universidade de São Paulo
  • Emari Andrade Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p738-758

Palavras-chave:

Egressos. Pós-graduação. Pesquisa.

Resumo

Tomamos como objeto o reconhecimento das alterações na vida profissional potencialmente experimentadas por parte de 271 egressos de um programa de Pós-graduação em Educação, formados entre 2007 e 2017, após a conclusão de seus cursos. Os objetivos da pesquisa foram: a) Mapear o perfil profissional da população; b) Estudar o reconhecimento das alterações em sua vida profissional após a formação; e c) Analisar como esse reconhecimento incide, especificamente, na maneira como descrevem os impactos da conclusão da pós-graduação em seus modos de ler, escrever e pesquisar. Concluiu-se que a formação obtida foi eficaz em termos de ser reconhecido, podendo ainda ser potencializada em se fazer reconhecer, em especial no que tange a publicações qualificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Rosa Riolfi, Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente na Universidade de São Paulo. Psicanalista, coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação da FE/USP. Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999), fez pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010). 

Emari Andrade, Instituto Federal de São Paulo

Professora de Língua Portuguesa e Metodologias de Ensino em Língua Portuguesa. Doutora em educação, atua principalmente nos seguintes temas: escrita, linguagem; pós-graduação, psicanálise, ensino-aprendizagem e formação de professores. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP-FEUSP.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

RIOLFI, Claudia Rosa; ANDRADE, Emari. LEITURA, ESCRITA E VIDA PROFISSIONAL APÓS A PÓS-GRADUAÇÃO: RECONHECIMENTO DO IMPACTO DA FORMAÇÃO POR EGRESSOS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E PSICOLOGIA (2007-2017). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 738–758, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p738-758. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8082. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos