UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

Autores

  • Sandra Maria Pinto Magina Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC http://orcid.org/0000-0003-0383-9744
  • Viviane Oliveira de Castro Secretaria de Educação Municipal de Ilhéus/BA
  • Sônia Fonseca Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1246-1271

Palavras-chave:

Sistema de Numeração Decimal, Intervenção de Ensino, Alfabetização Matemática, Teoria das Situações Didáticas.

Resumo

Este artigo discute o potencial didático de uma intervenção de ensino, apoiada por jogos materiais manipulativos e discussões coletivas, para contribuir com a construção do conceito de Sistema de Numeração Decimal, por estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo em mente o Pacto Nacional pela Alfabetização na  Idade Certa e a alfabetização matemática do Pacto Bahia, o respaldo teórico foi a Teoria das Situações Didáticas. O estudo contou com um grupo experimental (GE) e um de grupo controle (GC), os quais passaram por um teste antes (pré-teste) e outro depois (pós-teste) uma intervenção de ensino. Os resultados nos leva a inferir a existência de um efeito positivo da intervenção de ensino proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

PhD em Educação Matemática pela Universidade de Londres; Pós-doutora pela Universidade de Lisboa; professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas; Docente permanente dos Mestrados em Educação Matemática e em Educação

Viviane Oliveira de Castro, Secretaria de Educação Municipal de Ilhéus/BA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/BA); Coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Ilhéus/BA

Sônia Fonseca, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP; professora Adjunta do Departamento de Ciências de Administração e Contabilidade; Docente permanente dos Mestrados em Educação

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

MAGINA, Sandra Maria Pinto; CASTRO, Viviane Oliveira de; FONSECA, Sônia. UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1246–1271, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1246-1271. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8064. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos