UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1246-1271Palavras-chave:
Sistema de Numeração Decimal, Intervenção de Ensino, Alfabetização Matemática, Teoria das Situações Didáticas.Resumo
Este artigo discute o potencial didático de uma intervenção de ensino, apoiada por jogos materiais manipulativos e discussões coletivas, para contribuir com a construção do conceito de Sistema de Numeração Decimal, por estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo em mente o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a alfabetização matemática do Pacto Bahia, o respaldo teórico foi a Teoria das Situações Didáticas. O estudo contou com um grupo experimental (GE) e um de grupo controle (GC), os quais passaram por um teste antes (pré-teste) e outro depois (pós-teste) uma intervenção de ensino. Os resultados nos leva a inferir a existência de um efeito positivo da intervenção de ensino proposta.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.