PRINCÍPIOS DA CARTOGRAFIA E O PENSAMENTO DA DIFERENÇA EM DELEUZE – O QUE QUER A PESQUISA CARTOGRÁFICA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p934-959

Palavras-chave:

Cartografia. Desconstrução. Educação. Filosofias da diferença.

Resumo

Para Gilles Deleuze o conceito de diferença trata da matéria do sensível. Refletir a diferença conjetura o pensar e o ainda não fundado do pensamento. A diferença, nessa perspectiva, deixa de ser oposição a identidade (epistemologia moderna) ou análoga a diversidade. Ao mesmo tempo exige propor outra imagem para pensar, evitando refundar uma imagem de mundo. A descrição dos princípios do rizoma implica em um novo formato de escrever, narrar, pesquisar tendo por plano de composição a diferença. Deleuze, reunido a Felix Guattari, em Mil Platos, lista princípios que contribuem para entender o que quer a pesquisa cartográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Madruga Cunha, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Filosofia (UFPEL); Mestre Filosofia (PUCRS); Doutora em Educação (UFRGS); Pós- Doutora em Educação (UP/Porto;Portugal),

Atua no Setor de Educação Profissional e Tecnológica SEPT e no PPGE/MP -Teoria e Prática de Ensino enos programas,

Programa de Pós-Graduação em educação e Programa MP: Teoria e Prática de Ensino;Grupo: Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades;linha: teatralidades, artes do corpo e estudos da performance em educação corpo

Grupos de pesquisa:

Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação;Corpo, Diferença e Subjetividades Contemporâneas;

Qualidade e direito à educação superior: estratégias institucionais em tempos de globalização

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

CUNHA, Claudia Madruga. PRINCÍPIOS DA CARTOGRAFIA E O PENSAMENTO DA DIFERENÇA EM DELEUZE – O QUE QUER A PESQUISA CARTOGRÁFICA?. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 934–959, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n3p934-959. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8051. Acesso em: 22 nov. 2024.