ESCREVER O DISCURSO DE OUTROS, COM OUTROS: UMA EXPERIÊNCIA IMANENTE DE ESCRITA-PESQUISA

Autores

  • Ester Maria Dreher Heuser UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
  • Adriana Muniz Dias SEED/PR - Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • Roberto Corrêa Scienza UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p982-1005

Palavras-chave:

Deleuze, Diferença, Estilo, Imanência, n-1, Outrem.

Resumo

O artigo se ocupa dos supostos conceituais presentes em algumas experiências de escrita-pesquisa em Filosofia que visaram “fazer o múltiplo”. A noção de imanência é o solo sobre o qual o artigo é produzido com vistas a responder quais são as noções complexas que condicionam essas experiências reais de escrever com outros. Destacam-se a indissociabilidade do dialogismo e do outro no discurso; a diferença pensada em sua natureza própria; os devires que tornam possível a expressão de outrem como mundo possível; e o problema do estilo como agenciamento de enunciação. Por fim, avalia o que se passou nos participantes dessa experiência imanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Maria Dreher Heuser, UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)

Graduada em Filosofia, Mestre em Educação nas ciências, área Filosofia, Doutora em Educação.

Centro de Ciências Humanas e Sociais, PPG - Filosofia (Mestrado e Doutorado - Linha de pesquisa Ética e Filosofia política), campus Toledo/PR.

Graduada em Filosofia, Mestre em Educação nas ciências, área Filosofia, Doutora em Educação.

Adriana Muniz Dias, SEED/PR - Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Professora de Filosofia e História na rede pública, Estado do Paraná, desde 2005; Mestre em Filosofia pela UNIOESTE.

Roberto Corrêa Scienza, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando na Linha de Ética e Filosofia Política do PPG-Filosofia da UNIOESTE; bolsista Fundação Araucária.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

DREHER HEUSER, Ester Maria; DIAS, Adriana Muniz; SCIENZA, Roberto Corrêa. ESCREVER O DISCURSO DE OUTROS, COM OUTROS: UMA EXPERIÊNCIA IMANENTE DE ESCRITA-PESQUISA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 982–1005, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n3p982-1005. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8048. Acesso em: 22 dez. 2024.