FORMAÇÃO CONTINUADA: DA REPRODUÇÃO FRAGMENTADA À INTENCIONALIDADE CONTEXTUALIZADA

Autores

  • Neuci Schotten Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Joana Paulin Romanowski Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p718-737

Palavras-chave:

Formação continuada. Saberes pedagógicos. Profissionalização docente.

Resumo

  O artigo aborda a formação de professores que atuam em cursos profissionalizantes na educação básica, professores do curso de formação de professores matriculados no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. O objetivo é compreender as aprendizagens da docência proporcionadas pela participação de curso de formação de professores desenvolvido no PARFOR. Realizou-se uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa, os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin (2009). Os participantes receberam um número de P.1 a P17, para salvaguardar o anonimato dos professores envolvidos. Os resultados da pesquisa, apontam que os professores desenvolveram concepções mais conscientes e críticas no contexto escolar e um olhar reflexivo no desenvolvimento do currículo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neuci Schotten, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade católica do Paraná - PUCPR (2017). Mestra em Educação pela PUCPR (2013). Possui Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão na Educação (2003) e Graduação em Pedagogia pela mesma Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2002). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos  e da RIPEFOR- Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes. Atualmente é Gestora do Departamento de Educação -  DEPEDUC/PROGRAD - REITORIA - UTFPR. É pedagogo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professora no curso Formação de Professores - PROFOP/PARFOR da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui  experiência com docência na Educação Básica, no Ensino Superior, e na Pós Graduação, atuando com ênfase em: Currículo, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional Docente (Ensino Superior), Metodologias e Avaliação.

Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Educação, especialização em Alfabetização, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGE e colaboradora no Centro Universitário UNINTER. Coordenadora do Fórum de Editores de periódicos Científicos da Área da Educação - FEPAE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa - Dimensões e Processos, com projetos de pesquisa financiados pelo CNPq. Editora das revistas Intersaberes- UNINTER, Diálogo Educacional - PUCPR (2008/2015); Membro do Comitê Editorial da Revista Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores. Membro do Comitê Assessor de Área - Fundação Araucária - (2006/08; 2013/16); Coordenadora do Fórum de Editores da Região Sul/ANPEd (2014/16). Membro do Comitê Editorial da Revista Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Professores, Membro do Conselho Editorial da Revista Atos de Pesquisa - FURB; Revista Pedagógica UNOCHAPECÓ; Revista da ANEC; Editora Apris. Coordenadora do GT 08 - Formação de professores (2009/2013). Membro do Comitê Científico da ANPEd - 2008/2010. Membro do Comitê PIBIC/PUCPR(desde 2003); FURB ;UFPR; parecerista ad doc de periódicos da área, e parecerista de Fundação de Fomento em Pesquisa - (Araucária/PR; Sergipe; Santa Catarina). Membro do Comitê de Etica UNINTER, PUCPR (2002-2006). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR como membro fundador; Rede KIPUS; Red de Inducion a la Docência. Particiapçaõ em Projeto de Pesquisa junto a Universidad de Sevilha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, ensino superior, educação e curso de pedagogia. Professora aposentada pela UFPR e da Educação Básica - PMC.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

SCHOTTEN, Neuci; ROMANOWSKI, Joana Paulin. FORMAÇÃO CONTINUADA: DA REPRODUÇÃO FRAGMENTADA À INTENCIONALIDADE CONTEXTUALIZADA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 718–737, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p718-737. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8046. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos