UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DAS LINHAS PARA A CARTOGRAFIA

Autores

  • Luciano Bedin da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alexandre Sobral Loureiro Amorim Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p912-933

Palavras-chave:

Cartografia. Linhas. Pesquisa

Resumo

Ao modo introdução, este artigo desdobra um aspecto do método cartográfico proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Trata-se da teoria das linhas, uma quase teoria que se faz no arranjo de conceitos extraídos da obra destes dois filósofos e que orientam uma pesquisa e/ou metodologia cartográfica pelo viés da filosofia da diferença. As linhas — duras, flexíveis e de fuga —, operam em coexistência, agindo no território a ser cartografado (e no próprio pesquisador). Cada linha tem sua funcionalidade e seus riscos, devendo, o cartógrafo, mapeá-las e trabalhar a favor da liberação da vida ali onde ela parece estar mais aprisionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Bedin da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luciano Bedin da Costa,Docente do Departamento de Estudos Básicos - DEBASPós-graduação em Psicologia Social e Institucional Coordenador da Comissão de Extensão da Faculdade de EducaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS 

Alexandre Sobral Loureiro Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico sanitarista, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Saúde Coletiva (pela UFRGS) e especialista em Saúde da Família com enfoque multiprofissional (pela PUC-PR). Atua como Tutor do Programa Mais Médicos para o Brasil, já tendo composto inclusive a Comissão Pedagógica Nacional e a Comissão Coordenadora Estadual do Programa. Atuou como professor de Saúde Coletiva no Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e no Curso de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR). Foi preceptor (nas áreas de Gestão em Saúde e Educação em Saúde) da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS) e da Residência Integrada em Saúde da UFRGS e também preceptor de Saúde Coletiva/Medicina de Família e Comunidade da FEPAR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou ainda na área da Gestão em Saúde: foi Coordenador Estadual Adjunto de Atenção Básica do Estado do Rio Grande do Sul; Coordenador de Educação Permanente em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Canoas/RS; Coordenador Clínico dos serviços ambulatoriais de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo/PR; e Coordenador de Saúde Mental na Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho/PE.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

BEDIN DA COSTA, Luciano; SOBRAL LOUREIRO AMORIM, Alexandre. UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DAS LINHAS PARA A CARTOGRAFIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 912–933, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n3p912-933. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8045. Acesso em: 22 dez. 2024.