FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO O ESTADO DA QUESTÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p695-717

Palavras-chave:

formação de professores, mediação, museus de ciências.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o Estado da Questão sobre a formação de professores em museus de ciências, incorporado à produção científica nacional. O levantamento foi realizado em anais de um evento científico da área de Ciências, periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). É consenso nas pesquisas que a mediação em museus de ciências é categoria central para compreender o museu como equipamento agregador à formação por conferir conhecimento em Educação. Os dados sinalizam a formalização de parceria entre museus de ciências e universidade, com o propósito de potencializar o diálogo entre saberes científicos e pedagógicos nos diversos contextos de aprendizagem de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cleidiane Barbosa da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Área de concentração em Ensino de Ciências. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI).

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da UFC. Uma das líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências (GEPENCI). Pesquisa na área de formação de professores, ensino de biologia, ensino de ciências, metodologias para o ensino de ciências/biologia.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

DA SILVA, Maria Cleidiane Barbosa; MAIA LEITE, Raquel Crosara. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO O ESTADO DA QUESTÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 695–717, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p695-717. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8044. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos