A ARTE DE INVENTAR MAPAS: CARTOGRANDO SUBJETIVAÇÕES EM UM PESQUISAR

Autores

  • Carla Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
  • Josimara Wikboldt Schwantz Universidade Federal de Pelotas
  • Lisandra Berni Osório Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p960-981

Palavras-chave:

Cartografia, Educação, Escrileituras, Filosofias da diferença, Subjetivação

Resumo

Nosso objetivo é apresentar duas pesquisas qualitativas com abordagem cartográfica em Educação, as quais acompanham os processos de subjetivação de suas personagens. Amparamo-nos nas transformações de uma pedagoga em seu percurso no aprender inventivo em Oficinas de Escrileituras; e pelas mudanças na prática Clínica de uma psicóloga que percorre modos subjetivos de universitários. Navegamos pelo fluxo sensível do método, por meio do movimento do pensamento e desenhando aquilo que Deleuze e Guattari denominam de mapas: percursos pelos quais são produzidos, construídos, desmontados, modificáveis com suas variadas entradas e saídas. Dessa forma, desenhamos um espaço composto por trajetos e afectos que produzem outras formas do fazer docente e de um processo terapêutico, nas sendas de uma escuta e um olhar sensíveis ao mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação. Professora Associada no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação e professora permanente do PPGE/UFPel, na Linha de História e Filosofia da Educação. Psicóloga e pesquisadora interessada nos estudos sobre subjetividade e Filosofias da diferença.

Josimara Wikboldt Schwantz, Universidade Federal de Pelotas

Pedagoga. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Participante dos grupos de pesquisa CNPq: Escrileituras da diferença em filosofia-educação e Educação e contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia

Lisandra Berni Osório, Universidade Federal de Pelotas

Psicóloga na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPel. Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica. Mestra em Educação (UFPel). Doutoranda em Educação no PPGE/UFPel.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

RODRIGUES, Carla Gonçalves; SCHWANTZ, Josimara Wikboldt; OSÓRIO, Lisandra Berni. A ARTE DE INVENTAR MAPAS: CARTOGRANDO SUBJETIVAÇÕES EM UM PESQUISAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 960–981, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n3p960-981. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8015. Acesso em: 22 dez. 2024.