A ARTE DE INVENTAR MAPAS: CARTOGRANDO SUBJETIVAÇÕES EM UM PESQUISAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p960-981Palavras-chave:
Cartografia, Educação, Escrileituras, Filosofias da diferença, SubjetivaçãoResumo
Nosso objetivo é apresentar duas pesquisas qualitativas com abordagem cartográfica em Educação, as quais acompanham os processos de subjetivação de suas personagens. Amparamo-nos nas transformações de uma pedagoga em seu percurso no aprender inventivo em Oficinas de Escrileituras; e pelas mudanças na prática Clínica de uma psicóloga que percorre modos subjetivos de universitários. Navegamos pelo fluxo sensível do método, por meio do movimento do pensamento e desenhando aquilo que Deleuze e Guattari denominam de mapas: percursos pelos quais são produzidos, construídos, desmontados, modificáveis com suas variadas entradas e saídas. Dessa forma, desenhamos um espaço composto por trajetos e afectos que produzem outras formas do fazer docente e de um processo terapêutico, nas sendas de uma escuta e um olhar sensíveis ao mundo contemporâneo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.