NIETZSCHE E O PROCEDIMENTO GENEALÓGICO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Deniz Alcione Nicolay Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p1006-1027

Palavras-chave:

Currículo, Docência, Genealogia,

Resumo

O presente artigo tem por objetivo inicial refutar a polarização midiática, discursiva e conceitual que, há alguns anos, tem minado o solo da educação no Brasil. Nesse sentido, procura traçar rotas de fuga, frentes de combate, estratégias de resistência ao achatamento do campo profissional docente.  Para isso, delineia viés metodológico inspirado no conceito de genealogia do filósofo Nietzsche. Por meio desse conceito, pretende revitalizar os significados e sentidos da prática de pesquisa sobre o ensino básico. Por fim, acredita que a mudança de perspectiva epistemológica passa pela compreensão da dinâmica das forças curriculares e pela formação permanente do professor. 

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Biografia do Autor

Deniz Alcione Nicolay, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em educação pela UFRGS. Lider do Gphilia. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS). Professor da área de Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

NICOLAY, Deniz Alcione. NIETZSCHE E O PROCEDIMENTO GENEALÓGICO NA EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1006–1027, 2019. DOI: 10.7867/1809-0354.2019v14n3p1006-1027. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7991. Acesso em: 19 set. 2024.