NIETZSCHE E O PROCEDIMENTO GENEALÓGICO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p1006-1027Palavras-chave:
Currículo, Docência, Genealogia,Resumo
O presente artigo tem por objetivo inicial refutar a polarização midiática, discursiva e conceitual que, há alguns anos, tem minado o solo da educação no Brasil. Nesse sentido, procura traçar rotas de fuga, frentes de combate, estratégias de resistência ao achatamento do campo profissional docente. Para isso, delineia viés metodológico inspirado no conceito de genealogia do filósofo Nietzsche. Por meio desse conceito, pretende revitalizar os significados e sentidos da prática de pesquisa sobre o ensino básico. Por fim, acredita que a mudança de perspectiva epistemológica passa pela compreensão da dinâmica das forças curriculares e pela formação permanente do professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.