DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL E SEUS REFLEXOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p674-694

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Tecnologia de poder.

Resumo

O artigo trata sobre a política nacional de formação continuada de professores e objetiva identificar suas articulações na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF), entre 2000 e 2014. Com base em estudos de Michel Foucault a propósito de segurança, território, população, toma por pressuposto que tal política opera como uma tecnologia de poder. A empiria é constituída pela legislação a respeito da formação continuada, material dos cursos de formação na RMEF do respectivo período, diário de campo da observação de dez cursos e quatro entrevistas com professores cursistas, em 2014. Conclui que os enunciados acerca da formação continuada apresentam regularidades discursivas, estabelecem-se num campo de poder-saber que produz competências e habilidades permeadas por uma lógica neoliberal.

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Biografia do Autor

Karina de Araújo Dias, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em Educaçao. Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, SC. What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy

Claricia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. What do you want to do ?New mailCopy What do you want to do ?New mailCopy

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

DIAS, Karina de Araújo; OTTO, Claricia. DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO BRASIL E SEUS REFLEXOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (SC). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 674–694, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p674-694. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7954. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos