CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO EPISTEMOLÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Michele Urrutia Heinz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alexandre Costa Quintana Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p973-993

Palavras-chave:

Construção do conhecimento. Epistemologia. Pensamento Científico.

Resumo

Este relato expõe os temas discutidos durante a aprendizagem construída na disciplina de “Epistemologia do Conhecimento”, do PPGCONT da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que apresentou como proposta curricular a reflexão dos elementos que compõem a discussão epistemológica do conhecimento, que vão desde as concepções de ciência e seus métodos, a questões como: formação do espírito científico; pensamento epistemológico; epistemologia genética de Piaget; Karl Popper; ciência com consciência; arqueologia do saber; complexidade e liberdade; estruturas das revoluções científicas e o desenvolvimento científico da Contabilidade. As leituras realizadas demandaram na elaboração de short paper e discussões sobre os temas, promovendo um melhor entendimento e concepção sobre a ciência e seus pressupostos epistemológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Urrutia Heinz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de Educação e Pesquisa em Contabilidade. Servidora da Universidade Federal do Rio Grande, Cargo: Técnico em Contabilidade.  Desenvolve suas atribuições na Pró Reitoria Administração e Planejamento, na Diretoria de Administração Financeira e Contábil.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Educação em Contabilidade.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

HEINZ, Michele Urrutia; QUINTANA, Alexandre Costa. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO EPISTEMOLÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 973–993, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p973-993. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7951. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas