EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A PERCEPÇÃO DE FUTUROS DOCENTES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO/PÚBLICO LGBT.

Autores

  • Alexandre Marcineiro Figueredo Acadêmico do curso de matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense - 7ª fase
  • Lucas Vieira Machado Acadêmico do curso de matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense - 7ª fase
  • Amanda Castro Doutora e Mestra em Psicologia Pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Psicodrama- UNIFIA, especialista em Psicologia do desenvolvimento- UNIARA, professora do departamento de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1021-1041

Palavras-chave:

aluno, diversidade, professor.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo compreender a percepção de futuros docentes acerca da sua experiência como aluno e discutir como seus professores costumavam lidar com questões relativas ao público LGBT. Participaram dessa pesquisa 169 alunos dos cursos de licenciatura da Unesc. Os discentes responderam à um questionário com itens abertos e fechados. Os itens fechados foram analisados via estatística descritiva e relacional com SPSS e os itens abertos via Classificação Hierárquica Descendente, com software IRaMuTeQ. Verificou-se uma dificuldade do futuro professor em identificar diferenças entre identidade de gênero, orientação sexual e sexo. Ficou evidente a falta de subsídios dos futuros professores para intervenções em sala diante de situações de preconceitos e discriminações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Castro, Doutora e Mestra em Psicologia Pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Psicodrama- UNIFIA, especialista em Psicologia do desenvolvimento- UNIARA, professora do departamento de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Doutora e Mestre em Psicologia Social e cultura. Especialista em psicologia do desenvolvimento. Especialista em Psicodrama. Supervisora e didata em Psicodrama. Pesquisadora em representações sociais.

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

FIGUEREDO, Alexandre Marcineiro; MACHADO, Lucas Vieira; CASTRO, Amanda. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A PERCEPÇÃO DE FUTUROS DOCENTES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO/PÚBLICO LGBT. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1021–1041, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1021-1041. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7913. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos