EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A PERCEPÇÃO DE FUTUROS DOCENTES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO/PÚBLICO LGBT.
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1021-1041Palavras-chave:
aluno, diversidade, professor.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo compreender a percepção de futuros docentes acerca da sua experiência como aluno e discutir como seus professores costumavam lidar com questões relativas ao público LGBT. Participaram dessa pesquisa 169 alunos dos cursos de licenciatura da Unesc. Os discentes responderam à um questionário com itens abertos e fechados. Os itens fechados foram analisados via estatística descritiva e relacional com SPSS e os itens abertos via Classificação Hierárquica Descendente, com software IRaMuTeQ. Verificou-se uma dificuldade do futuro professor em identificar diferenças entre identidade de gênero, orientação sexual e sexo. Ficou evidente a falta de subsídios dos futuros professores para intervenções em sala diante de situações de preconceitos e discriminações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.