AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Maria Clarisse Vieira UNB
  • Reijane da Silva Lopes

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p847-864

Palavras-chave:

Avaliação Formativa. Educação de Jovens e Adultos. Exclusão.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como aspectos da avaliação formativa são compreendidos e implementados por docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do Distrito Federal. O texto estabelece um diálogo entre as áreas de Educação de Jovens e Adultos e a avaliação para as aprendizagens. Os dados foram produzidos por meio de pesquisa exploratória, ancorada em uma abordagem qualitativa. Para isso, utiliza questionário sobre a prática avaliativa docente na EJA, entrevista semiestruturada e análise de documentos governamentais e Projeto Político Pedagógico da escola. A pesquisa aponta que a discussão acerca da avaliação formativa pode contribuir tanto para a melhoria do trabalho pedagógico da escola quanto para os sujeitos envolvidos com esta modalidade educativa.

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Biografia do Autor

Maria Clarisse Vieira, UNB

Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília . É Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Autora do livro: Memórias-testemunhos de educadores: contribuições da educação popular a Educação de jovens e adultos. Curitiba: CRV, 2016.

Reijane da Silva Lopes

Psicóloga, pedagoga e psicopedagoga. Mestranda   do programa de pós-graduação em educação da UnB.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

VIEIRA, Maria Clarisse; LOPES, Reijane da Silva. AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 847–864, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p847-864. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7911. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos