AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Maria Clarisse Vieira UNB
  • Reijane da Silva Lopes

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p847-864

Palavras-chave:

Avaliação Formativa. Educação de Jovens e Adultos. Exclusão.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar como aspectos da avaliação formativa são compreendidos e implementados por docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do Distrito Federal. O texto estabelece um diálogo entre as áreas de Educação de Jovens e Adultos e a avaliação para as aprendizagens. Os dados foram produzidos por meio de pesquisa exploratória, ancorada em uma abordagem qualitativa. Para isso, utiliza questionário sobre a prática avaliativa docente na EJA, entrevista semiestruturada e análise de documentos governamentais e Projeto Político Pedagógico da escola. A pesquisa aponta que a discussão acerca da avaliação formativa pode contribuir tanto para a melhoria do trabalho pedagógico da escola quanto para os sujeitos envolvidos com esta modalidade educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clarisse Vieira, UNB

Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília . É Pedagoga com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Autora do livro: Memórias-testemunhos de educadores: contribuições da educação popular a Educação de jovens e adultos. Curitiba: CRV, 2016.

Reijane da Silva Lopes

Psicóloga, pedagoga e psicopedagoga. Mestranda   do programa de pós-graduação em educação da UnB.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

VIEIRA, Maria Clarisse; LOPES, Reijane da Silva. AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 847–864, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n3p847-864. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7911. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos