ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS CEGOS NA DISCIPLINA DE NEUROANATOMIA: RELATO DE CASO.
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1318-1337Palavras-chave:
alunos cegos, aulas teóricas, inclusão, neuroanatomia, universidade.Resumo
RESUMO No Brasil, apesar da inclusão de pessoas com necessidades especiais nos estabelecimentos de ensino ser garantida por lei, a efetivação dessa inclusão ainda enfrenta dificuldades. No nível universitário, tais dificuldades se multiplicam pelo número de cursos de graduação e de particularidades das disciplinas oferecidas. O presente estudo relata o caso de uma aluna cega, matriculada na disciplina de neuroanatomia, calcada eminentemente em imagens. A adaptação do conteúdo das aulas teóricas para essa aluna envolveu a utilização de massa de modelar e produção de relevos em imagens impressas. As atividades propostas e o material produzido contribuíram para o bom desempenho da aluna na disciplina. O empenho do professor se mostra como fator crucial para inclusão de alunos com necessidades especiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.