ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS CEGOS NA DISCIPLINA DE NEUROANATOMIA: RELATO DE CASO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n4p1318-1337

Palavras-chave:

alunos cegos, aulas teóricas, inclusão, neuroanatomia, universidade.

Resumo

RESUMO No Brasil, apesar da inclusão de pessoas com necessidades especiais nos estabelecimentos de ensino ser garantida por lei, a efetivação dessa inclusão ainda enfrenta dificuldades. No nível universitário, tais dificuldades se multiplicam pelo número de cursos de graduação e de particularidades das disciplinas oferecidas. O presente estudo relata o caso de uma aluna cega, matriculada na disciplina de neuroanatomia, calcada eminentemente em imagens. A adaptação do conteúdo das aulas teóricas para essa aluna envolveu a utilização de massa de modelar e produção de relevos em imagens impressas. As atividades propostas e o material produzido contribuíram para o bom desempenho da aluna na disciplina. O empenho do professor se mostra como fator crucial para inclusão de alunos com necessidades especiais.

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Biografia do Autor

Monica Marins, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Linguística, Laboratório ACESIN, Rio de Janeiro, Brasil.

Fonoaudióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Mestre e Doutora em Neurociências pela UFRJ. Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Professora associada do Laboratório ACESIN, Letras, UFRJ.

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

MARINS, Monica. ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA ALUNOS CEGOS NA DISCIPLINA DE NEUROANATOMIA: RELATO DE CASO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 1318–1337, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n4p1318-1337. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7909. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas