REPRESENTAÇÃO, APERCEPÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO EU EM HERBART
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p186-208Palavras-chave:
Representação, Apercepção, Herbart, Psicologia.Resumo
O presente trabalho se ocupa com a teoria da representação e apercepção de Johann Friedrich Herbart. A pesquisa é de natureza bibliográfica, de caráter analítico e interpretativo. Tem por objetivo fazer uma releitura destes conceitos, refletindo sobre sua relação com a educação, mostrando sua proximidade com discussões recentes na psicologia da educação. O texto ainda pretende contribuir para o resgate do pensamento de Herbart e à revisão dos equívocos de interpretação e leitura deste, que pode ser considerado um dos maiores clássicos da pedagogia. A partir da aproximação conceitual, o ensaio volta-se à reflexão sobre as implicação destes para a constituição do eu e dos possíveis desdobramentos para a educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.