REPRESENTAÇÃO, APERCEPÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO EU EM HERBART

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p186-208

Palavras-chave:

Representação, Apercepção, Herbart, Psicologia.

Resumo

O presente trabalho se ocupa com a teoria da representação e apercepção de Johann Friedrich Herbart. A pesquisa é de natureza bibliográfica, de caráter analítico e interpretativo. Tem por objetivo fazer uma releitura destes conceitos, refletindo sobre sua relação com a educação, mostrando sua proximidade com discussões recentes na psicologia da educação. O texto ainda pretende contribuir para o resgate do pensamento de Herbart e à revisão dos equívocos de interpretação e leitura deste, que pode ser considerado um dos maiores clássicos da pedagogia. A partir da aproximação conceitual, o ensaio volta-se à reflexão sobre as implicação destes para a constituição do eu e dos possíveis desdobramentos para a educação.

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Biografia do Autor

Odair Neitzel, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Educação (Fundamentos da Educação) pela UPF/ Universität Kassel; Professor de Filosofia da Educação na UFFS - Campus Chapecó; Bolsista CAPES (Taxa Capes/PDSE)

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

NEITZEL, Odair. REPRESENTAÇÃO, APERCEPÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO EU EM HERBART. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 186–208, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n1p186-208. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7455. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos