AS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DO EMPREENDEDORISMO

Autores

  • Valdiza Maria do Nascimento-Fadel Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Priscila Caroza Frasson-Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p143-162

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Ensino-aprendizagem, Plano de Negócios, Três Momentos Pedagógicos.

Resumo

Tendo em vista que o ensino tradicional não atende mais integralmente as necessidades de aprendizagem, este artigo apresenta uma investigação sobre a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos contextualizados no componente curricular de Gestão Empreendedora e Inovação do Curso Técnico em Administração Integrado ao Médio. O objetivo foi averiguar as contribuições que essa metodologia de ensino promove para a aprendizagem significativa dos alunos. A coleta e a análise dos dados deram-se de forma qualitativa, a partir da observação direta durante o desenvolvimento das atividades propostas. Após o desenvolvimento da metodologia verificamos se os alunos identificaram o planejamento empresarial e o plano de negócios como ferramentas de transformação da própria realidade econômica e social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdiza Maria do Nascimento-Fadel, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Administração de empresas pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (2008), Pedagogia pelo Instituto Paranaense (2017), Licenciatura em Administração pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza de Ensino Superior (2012) e MBA em gestão Empresarial pela Fundação Educacional do Município de Assis (2010). Além de possuir experiência em docência no ensino superior, atualmente é Coordenadora de Curso dos cursos técnicos em: Administração, Contabilidade, Recursos Humanos e Serviços Juridicos e Docente desde novembro de 2009 na ETEC Prof. Mário Antônio Verza.

Priscila Caroza Frasson-Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000), mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Luiz Meneghel, Bandeirantes-PR. Tem experiência na área de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia, estágio supervisionado no ensino médio, onde ministra aulas desde 2003, para o curso de Ciências Biológicas na referida Universidade. Desde 2015 atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP (PPGEN), como professora da disciplina de Tendências Metodológicas de Ensino e como orientadora em nível de mestrado. Atua ainda na área de pesquisa em Educação para a Sexualidade e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

NASCIMENTO-FADEL, Valdiza Maria do; FRASSON-COSTA, Priscila Caroza. AS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DO EMPREENDEDORISMO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 143–162, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n1p143-162. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7449. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos