ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E GESTÃO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p120-142Palavras-chave:
gestão educacional, gestão escolar, políticas públicas, avaliação em larga escala.Resumo
O objetivo deste trabalho foi construir o estado do conhecimento acerca das publicações científicas a partir dos descritores gestão escolar e avaliação em larga escala. Como metodologia utilizou-se a análise bibliométrica na base de dados SciELO no período de 2000 à 2017, dos foram analisados dez artigos de cada descritor. Os resultados apontam: a necessidade da gestão democrática; falta de capacitação para a inclusão; sobrecarga docente; o condicionamento da autonomia dos gestores pela lógica neoliberal; a aquisição dos sistemas de ensino privados pelas prefeituras; críticas às políticas de avaliação baseadas em “culpabilização”; trabalhos que relacionam o IDEB com o contexto escolar. Concluiu-se que o projeto educacional brasileiro não pode ser analisado somente a partir dos dados quantitativos das avaliações em larga escala.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.