ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Fabiane Volpato Chiapinoto Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone da Rosa Messina Gomez Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisiane Machado Lunardi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p120-142

Palavras-chave:

gestão educacional, gestão escolar, políticas públicas, avaliação em larga escala.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi construir o estado do conhecimento acerca das publicações científicas a partir dos descritores gestão escolar e avaliação em larga escala. Como metodologia utilizou-se a análise bibliométrica na base de dados SciELO no período de 2000 à 2017, dos foram analisados dez artigos de cada descritor. Os resultados apontam: a necessidade da gestão democrática; falta de capacitação para a inclusão; sobrecarga docente; o condicionamento da autonomia dos gestores pela lógica neoliberal; a aquisição dos sistemas de ensino privados pelas prefeituras; críticas às políticas de avaliação baseadas em “culpabilização”; trabalhos que relacionam o IDEB com o contexto escolar. Concluiu-se que o projeto educacional brasileiro não pode ser analisado somente a partir dos dados quantitativos das avaliações em larga escala.

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Biografia do Autor

Fabiane Volpato Chiapinoto, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Educacional (UFSM)

Mestre em Administração (UFSM)
Prof. Faculdade de Direito (FADISMA)

Simone da Rosa Messina Gomez, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional (UFSM)

Doutoranda em Educação (UFSM)

Técnica em Assuntos Educacionais (UFSM)

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação (PUCRS)

Prof. Adjunta do Departamento de Administração Escolar (UFSM)

 

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

VOLPATO CHIAPINOTO, Fabiane; DA ROSA MESSINA GOMEZ, Simone; MACHADO LUNARDI, Elisiane. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E GESTÃO EDUCACIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 120–142, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n1p120-142. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7441. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos