DEMANDAS IDENTITÁRIAS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p94-119Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Identidade, Políticas de CurrículoResumo
Focalizo, neste trabalho, as demandas identitárias presentes em políticas curriculares produzidas por comunidades epistêmicas para o Ensino das Ciências. Amparado em registro pós-estrutural e pós-fundacional acerca da identidade, busco questionar os universalismos identitários projetados sobre os professores, os estudantes e o social nos textos políticos analisados, argumentando criticamente sobre a fixidez dos perfis produzidos e sua vinculação explícita à questão da qualidade da educação em ciências. Defendo que a assunção radical da diferença permite bloquear a hipertrofia da razão controladora na educação em ciências, sendo capaz de desarticular princípios identitários fundacionistas marcados pela gana de signifixação de sujeitos e processos escolares em versões antecipadas e autorizadas da alteridade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.