DEMANDAS IDENTITÁRIAS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p94-119

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Identidade, Políticas de Currículo

Resumo

Focalizo, neste trabalho, as demandas identitárias presentes em políticas curriculares produzidas por comunidades epistêmicas para o Ensino das Ciências. Amparado em registro pós-estrutural e pós-fundacional acerca da identidade, busco questionar os universalismos identitários projetados sobre os professores, os estudantes e o social nos textos políticos analisados, argumentando criticamente sobre a fixidez dos perfis produzidos e sua vinculação explícita à questão da qualidade da educação em ciências. Defendo que a assunção radical da diferença permite bloquear a hipertrofia da razão controladora na educação em ciências, sendo capaz de desarticular princípios identitários fundacionistas marcados pela gana de signifixação de sujeitos e processos escolares em versões antecipadas e autorizadas da alteridade.

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Biografia do Autor

Clívio Pimentel Junior, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Educação. Professor na Licenciatura em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Federal do Oeste da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo, Diferença e Educação em Ciências.

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

PIMENTEL JUNIOR, Clívio. DEMANDAS IDENTITÁRIAS NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 94–119, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n1p94-119. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7432. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos