GÊNERO E DIVER-CIDADE: EDUCAÇÃO E INVISIBILIDADE LGBTQ NOS ESPAÇOS URBANOS

Autores

  • Rudião Rafael Wisniewski UNIJUÍ/IFFar-PB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p76-93

Palavras-chave:

Cidades, educação, LGBTQ, recursividade, visibilidade.

Resumo

A invisibilidade condicionada aos sujeitos LGBTQ é fator determinante nas relações estruturantes dos espaços urbanos e, consequentemente, socioculturais. Esta temática se faz relevante no momento em que concebemos que os fatores que constituem os indivíduos são os mesmos que constituem o espaço no qual se inserem, num movimento continuamente recursivo. Nesta perspectiva, por meio de análise e pesquisa bibliográfica, o presente texto tem como objetivo ampliar a discussão sobre o comportamento dos sujeitos LGBTQ como agentes constituintes das cidades e por elas constituídos. Frequentemente reprimidos e marginalizados pelo status quo da heteronormatividade, resta-os se fazerem invisíveis ou lutarem por visibilidade, e a educação é, sem dúvida, a principal ferramenta para esta tarefa.

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Biografia do Autor

Rudião Rafael Wisniewski, UNIJUÍ/IFFar-PB

Professor do Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi. Mestre em Letras-Literatura. Doutorando em Educação nas Ciências.

Organizador dos livros: Formação Docente Inicial: Dialogando e construindo saberes no exercício da docência; As Mulheres Mil: dos bolinhos de chuva à emancipação

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

WISNIEWSKI, Rudião Rafael. GÊNERO E DIVER-CIDADE: EDUCAÇÃO E INVISIBILIDADE LGBTQ NOS ESPAÇOS URBANOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 76–93, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n1p76-93. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7431. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos