ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO TECNOLÓGICOS DO PROFESSOR: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253

Palavras-chave:

Alfabetização tecnológica. Letramento tecnológico. Professor. Novas tecnologias.

Resumo

Por que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos.

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Biografia do Autor

Alcinéia de Souza Silva, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Geografia - Universidade de Brasília/UnB;

Mestra em Geografia - Universidade de Brasília/UnB;

Professora - Formosa/GO.

Obra de destaque (2017): 

- QUESTÕES QUE PERPASSAM O ENSINO DE GEOGRAFIA COM AS PROPOSIÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Endereço: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/393/244

Klever Corrente Silva, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Educação - Universidade de Brasília/UnB;
Professor - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/SEEDF.

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Publicado

2020-04-29

Como Citar

SILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO TECNOLÓGICOS DO PROFESSOR: POTENCIALIDADES E DESAFIOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 226–253, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas