A ARTE DE ENSINAR E DE APRENDER NO ENSINO MÉDICO

Autores

  • Marlene Harger Zimmermann Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ricardo Zanetti Gomes

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p49-75

Palavras-chave:

aprendizagem, educação, medicina

Resumo

Neste artigo apresenta-se um diagnóstico sobre o processo de ensino-aprendizagem que ocorre no curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior no Paraná. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa envolvendo 22 docentes e 20 discentes. Coleta de dados deu-se por entrevista semiestruturada, individual, gravada e transcrita. Análise dos dados foi por meio da análise de conteúdo surgindo cinco categorias. Os principais resultados mostram que a falta de domínio pedagógico gera ansiedade ao formador o qual procura imitar seus professores da graduação na sua ação docente. Os docentes percebem a necessidade de formação pedagógica. A percepção dos alunos é que, principalmente, o internato destaca-se na ampliação e solidificação do aprendizado, porém, alguns podem ainda sofrer ajustes quanto a supervisão e a demanda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Harger Zimmermann, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Docente do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Enfermeira com atuação no cursos de Enfermagem e de Medicina. Mestre em Educação pela PUC-PR. Doutoranda do Programa de Pós Graduação Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Ponta Grossa- PR

ZIMMERMANN, M.H., SILVEIRA, R.M.C.F; GOMES, R. Z. Formação continuada no ensino de ciência da saúde: avaliação de habilidades e feedback efetivo.  Revista Ensino & Pesquisa, v.14, n.02, jul/dez 2016, p. 197-213.

 

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Bolsista de produtividade em Pesquisa 2.Ponta Grossa – PR. Professora permanente do mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da UTFPR. Editora da Revista Brasileira de Ensino Ciência e Tecnologia (RBECT).

CRISOSTIMO, A.L.; SILVEIRA, R.M.C.F (Orgs) Extensão Universitária e a produção do conhecimento: caminhos e  intencionalidades. 1ª ed. Guarapuava: ed. Unicentro, 2017. v 1, 242 páginas

Ricardo Zanetti Gomes

³Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Departamento de Medicina da UEPG, Ponta Grossa - PR.

GOMES, RICARDO ZANETTI , ROMANEK, GABRIELA MOREIRA MAHLE ; PRZYBYCIEN, MICHELLA ; AMARAL, DANIELLI CRISTINA ; AKAHANE, HUGO GENKI KAGAWA . Evaluation of the effect of allopurinol as a protective factor in post ischemia and reperfusion inflammation in Wistar rats. Acta Cirúrgica Brasileira (Online), v. 31, p. 126-132, 2016.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

ZIMMERMANN, Marlene Harger; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; GOMES, Ricardo Zanetti. A ARTE DE ENSINAR E DE APRENDER NO ENSINO MÉDICO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 49–75, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n1p49-75. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7380. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos