INSTRUÇÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO PARÁ NA DÉCADA DE 1920
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p26-48Palavras-chave:
Administração escolar, Grupo escolar, Instrução pública.Resumo
O artigo resulta de uma pesquisa sobre a história da educação no Pará na Primeira República, com o objetivo de compreender a relação entre projeções governamentais para instrução pública e administração do grupo escolar Benjamin Constant, no intervalo entre 1922 e 1927. Os documentos utilizados foram: as mensagens dos governadores e os relatos de Aurelia Franco, diretora desse grupo, além de pesquisa bibliográfica em trabalhos sobre educação naquele período. O estudo revelou consequências da crise política, econômica e social do período registrado nos relatos do referido grupo escolar. Observamos que, apesar do discurso louvável e comprometido dos líderes em relação à educação, as escolas existentes não possuíam as condições necessárias para o seu funcionamento e sofriam com a falta de recursos públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.