INSTRUÇÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO PARÁ NA DÉCADA DE 1920

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p26-48

Palavras-chave:

Administração escolar, Grupo escolar, Instrução pública.

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa sobre a história da educação no Pará na Primeira República, com o objetivo de compreender a relação entre projeções governamentais para instrução pública e administração do grupo escolar Benjamin Constant, no intervalo entre 1922 e 1927. Os documentos utilizados foram: as mensagens dos governadores e os relatos de Aurelia Franco, diretora desse grupo, além de pesquisa bibliográfica em trabalhos sobre educação naquele período. O estudo revelou consequências da crise política, econômica e social do período registrado nos relatos do referido grupo escolar. Observamos que, apesar do discurso louvável e comprometido dos líderes em relação à educação, as escolas existentes não possuíam as condições necessárias para o seu funcionamento e sofriam com a falta de recursos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monika Reschke, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão Escolar. Graduada em Pedagogia e em Direito. Autora dos resumos “Gestão Democrática: A Reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Benjamin Constant”, ANPAE (2016) e “O Projeto Político Pedagógico como Instrumento da Gestão Democrática”, FIPED 2016.

Alberto Damasceno, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Autor do artigo “A instrução no grão-Pará imperial: do ato adicional de 1834 ao relatório Gonçalves Dias”, publicado na Revista Brasileira de História da Educação (2017) e do livro “A 2ª República e a Educação no Pará”, publicado pela Editora Açaí em 2012.

Suellem Pantoja, Universidade Federal do Pará

Graduanda de Pedagogia na Universidade Federal do Pará. Atua como bolsista de Iniciação Científica - PIBIC. Autora dos resumos “O Professor Primário: Notas sobre as Exigências do Regulamento Escolar do Ensino Primário de 1890” FIPED (2017) e “A Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/99) e os Desafios para sua Aplicabilidade nas Escolas” FIPED (2016).

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

RESCHKE, Monika; DAMASCENO, Alberto; PANTOJA, Suellem. INSTRUÇÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NO PARÁ NA DÉCADA DE 1920. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 26–48, 2020. DOI: 10.7867/1809-0354.2020v15n1p26-48. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7366. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos